Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Unigel investe R$ 45 milhões em planta de fertilizantes na Bahia que foi projetada e fabricada por empresa de Araxá
21/10/2011, às 07:25:17

   Uma nova planta do grupo Unigel foi inaugurada no último dia 14, em Candeias (BA). O investimento de R$ 45 milhões cria 50 empregos diretos e tem capacidade para compactação de 100 mil toneladas/ano de sulfato de amônio. O projeto utiliza tecnologia americana e todas as suas fases, sendo fabricação, projeto de automação, civil, elétrica e mecânica foram desenvolvidas em Araxá (MG) pela Sackett do Brasil, empresa instalada no Distrito Industrial (DI) do município.
   O projeto é exclusivo na América Latina, com o processo de compactação sendo utilizado pela primeira vez no Brasil para fertilizantes nitrogenados. O sulfato de amônio é usado em larga escala pelo agronegócio brasileiro, principalmente em culturas de café, arroz, banana e trigo que demandam enxofre e nitrogênio.
    Durante a cerimônia, o presidente da Unigel, Henri Armand, explicou que o processo de compactação do sulfato de amônio permite que o produto seja utilizado com muito mais facilidade e também que sejam introduzidos micronutrientes que ajudam na fertilização. “O sulfato de amônio fixa o nitrogênio, um dos três ingredientes principais da fertilização, junto com o potássio e o fósforo. Isso é uma boa contribuição para a agricultura, principalmente para o Oeste baiano que está crescendo muito.”
   No evento, o gerente geral da Sackett do Brasil, Oscar Ordóñez, explicou que o empreendimento é um projeto que reúne tecnologia e inovação para agregar valor ao fertilizante da Unigel. “Em comparação ao processo de granulação convencional, esta planta apresenta vantagens como economia de energia, qualidade do produto, incorporação de micronutrientes ao grão, além do baixo impacto ambiental”, destacou.
   Estiveram presentes ao evento, o governador baiano Jaques Wagner e outras autoridades do Estado baiano. A Unigel é um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com atuação nos segmentos de acrílicos, estirênicos, embalagens e fertilizantes. A empresa possui doze plantas industriais localizadas no Brasil e no México e atende diversas indústrias, tais como automobilística, têxtil, de construção civil, de embalagens, agrícola, de mineração e de eletroeletrônicos.
   A Sackett do Brasil Equipamentos e Sistemas está presente no Brasil, em Araxá (MG), desde 2006, como uma Joint Venture entre empresas norte-americana e brasileiras. A empresa atua no segmento de projetos, fabricação e montagem de equipamentos, processos e sistemas para a indústria de fertilizantes, sistemas de transporte e armazenamento a granel. A empresa reúne conhecimento e experiência de profissionais atuantes há mais de 30 anos no setor de fertilizantes em empresas do país.
   Atualmente, a Sackett do Brasil trabalha em projetos e fabricação de equipamentos para clientes no Brasil, Argentina e Paraguai.
   Fontes: Unigel - www.unigel.com.br, Sackett do Brasil - www.sackettbrasil.com, telefone (34) 3664 6117 - Álvaro Contreras e Secretaria de Comunicação da Bahia - http://www.comunicacao.ba.gov.br

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia