Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Encontro Sesi de Artes Cênicas fomenta a cultura com espetáculos de teatro e dança abertos à população
21/10/2011, às 07:29:50

   Com o tema “Tantas histórias – A arte contando e fazendo história em Araxá”, o 21º Encontro Sesi de Artes Cênicas acontece a partir da próxima terça-feira, 25, até domingo, 30, no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim, Teatro Sesi Araxá e em outros pontos da cidade. A iniciativa conta com a Prefeitura de Araxá e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) como principais patrocinadores, tendo sido iniciada há mais de vinte anos através de dois festivais que aconteciam anualmente em diferentes datas realizados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) através da unidade local do Sesi, um de teatro e outro de dança.
   Os festivais tornaram-se tradicionais na cidade, não só por oportunizarem espetáculos gratuitos de qualidade abertos à população em geral, como também por fomentarem a dança e o teatro através de oficinas e o intercâmbio entre renomados profissionais de várias partes do país com os que atuam em Araxá e região. Em 2003, os festivais foram reunidos em um grande encontro de artes cênicas que passou a ser o maior de Minas Gerais, oferecendo vários espetáculos gratuitos no decorrer de uma semana.
   A Mostrará (Mostra de Teatro de Araxá) e o FestSesi (Festival de Dança da Primavera) surgiram há mais de vinte anos com a intenção da unidade do Sesi de criar um espaço onde os artistas profissionais e amadores de Araxá e região pudessem se apresentar. Com o tempo, os festivais isoladamente conseguiram alcançar públicos superiores a 20 mil pessoas, sendo que a Mostrará acontecia no primeiro semestre do ano e o FestSesi no segundo, exigindo um esforço cada vez maior de todos para que pudessem atender a demanda com a devida estrutura.           
   Esse crescimento levou à união dos dois festivais, o que também facilitou a captação de recursos para a realização do Encontro Sesi de Artes Cênicas através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A fusão trouxe mais qualidade em termos de espetáculos e oportunidades para os participantes, agradando também o público que ficou ainda maior.  

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia