Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Novo grupo de crianças araxaenses decolam rumo às descobertas
03/11/2011, às 07:15:47

 

   Mais vinte crianças araxaenses decolaram, na noite da última quinta-feira, dia 27 de outubro, de avião, rumo à cidade de Uberaba-MG. Este é o segundo grupo que participa do programa “Além do Horizonte, Araxá na rota das descobertas”. Os pioneiros voaram na quinta-feira, dia 20, na semana anterior.
   O projeto, criando pelo Prefeito Doutor Jeová, tem como objetivo oferecer oportunidade para crianças de baixo poder aquisitivo, de toda a cidade, de conhecer grandes novidades, contribuindo com suas formações. Todas foram selecionadas em escolas da cidade e no projeto Multiuso, em função de comportamento, notas na escola, participação, aproveitamento, disciplina, dentre outros itens.
   Todos os selecionados recebem camisetas e treinamento para que possam falar sobre Araxá, nas cidades onde percorrerem. Os vôos acontecem na noite de cada quinta-feira, do aeroporto de Araxá-MG, chegando a Uberaba-MG, cerca de meia hora mais tarde. Um ônibus aguarda as crianças e as leva a um hotel quatro estrelas, acompanhados de um pai, uma mãe, a coordenadora do projeto, a assessora Sandra Verçosa e monitores.
   Já na sexta-feira, depois de tomarem o café da manhã no hotel, tomam o ônibus para visitar vários pontos de Uberaba, como: zoológico Parque do Jacarandá, Centro Cultural José Maria Barra,  Museu do Zebu e Museu de Paleontologia de Peirópolis. Para se alimentar durante a tarde, cada criança recebe da prefeitura, R$ 50, usando o próprio dinheiro, sob orientação dos monitores, para já começarem a ter noção de como administrar a futura vida financeira.
   Acompanhados durante todo o tempo no aeroporto, pelo Prefeito Doutor Jeová e a Primeira Dama Doutora Elba, as crianças conhecem a sala de controle do aeroporto, a sala VIP e de embarque. E para aumentar ainda mais a alegria da garotada, a equipe da TRIP cuida de cada detalhe. O destaque ficou para o fato de os pilotos, Comandante Antônio (dia 20-10) e Comandante Sérgio (dia 27-10), terem descido das aeronaves e se dirigido até a sala de embarque para dar as boas-vindas à garotada, anunciando que dentro do avião uma surpresa os aguarda. Lanches, refrigerantes e outras guloseimas são servidos a todos os “importantes passageiros”. Na última quinta-feira o Comandante Sérgio fez questão de levar todas as crianças à cabine, para conhecerem mais detalhes sobre a aeronave.
   O projeto tem sido um sucesso tão grande que pais, amigos e inúmeros visitantes, principalmente crianças, têm se deslocado até o Aeroporto de Araxá (Romeu Zema), para acompanharem o embarque das crianças. No retorno, no dia seguinte, elas são esperadas pelos familiares e amigos, ansiosos para saberem como foi a aventura. Os reflexos projeto também vêm sendo sentidos nas escolas, pelos professores. Como os critérios para participar das viagens, são as notas na escola, participação, assiduidade e outras formas de comportamentos positivos, todos têm procurado melhorar para serem escolhidos para a próxima viagem. Esse fato tem deixado muito feliz o idealizador do projeto, o Prefeito de Araxá, Doutor Jeová Moreira da Costa.  
    “Ficamos surpresos com os resultados desse projeto. Nossa intenção era oferecer às crianças carentes da cidade, que talvez nunca voassem em um avião como esse. Mas a coisa tomou grandes proporções. Como os critérios de escolha foram apontados para a educação, como o comportamento, aproveitamento em sala de aula, as notas, assiduidade, dentre outros itens, já recebemos informações de professores, dando conta que grande número de crianças já melhoraram muito nas escolas, pois querem ser escolhidos para viajar nesse programa.
   Além desse ponto positivo, que já nos alegrou muito, vem também o crescimento pessoal destas crianças, que começarão a conhecer o mundo de uma forma diferente, com oportunidades iguais a outras de maior poder aquisitivo. A alegria deles, a expectativa para entrar no avião e a satisfação de todos os pais que se encontravam no aeroporto, nos deixou muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu o prefeito.
   O programa “Além do Horizonte, Araxá na Rota das Descobertas” foi realizado, inicialmente, por tempo indeterminado, com grupos de 20 crianças partindo todas as quintas-feiras, para Uberaba. Fatores que facilitaram a realização do projeto: o baixo custo da passagem aérea da TRIP, para Uberaba, à noite, no valor de R$ 29,90; parceria da prefeitura, objetivando investir nas crianças e a estrutura moderna e funcional do aeroporto de Araxá, coordenado por Fabiano Cotta.
   A escolha da cidade de Uberaba se deu em função da distância, (120 km de Araxá), o que gerou baixo custo da passagem aérea, no vôo noturno. Na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, novo grupo de 20 crianças estarão embarcando em mais uma viagem de “descobertas.


Assessoria de Comunicação da PMA - Jornalista Sérgio Gomes

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia