Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Secretaria de Saúde realiza campanha de detecção e controle do diabetes
17/11/2011, às 08:07:28

  Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado, 19, uma caminhada onde serão desenvolvidas ações em prol da detecção precoce, com divulgação de informações educativas sobre o diabetes.  A caminhada começa às 9h e sai da Praça Governador Valadares, sentido Rua Presidente Olegário Maciel, com término na Biblioteca Municipal. A campanha deste ano tem o lema “Aja Pelo Diabetes. Agora”.  
  As ações continuam na semana seguinte, de 21 a 30 de novembro, em todas as unidades de saúde, com testes de ponta de dedo para detecção do diabetes em pessoas do grupo de risco. Além disso, haverá detecção de complicações em pacientes já diagnosticados, por meio de avaliação dos pés, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e medição da circunferência abdominal.
  De acordo com informações da secretaria, no município de Araxá,  estão cadastrados no sistema de informação 4.033 pacientes diabéticos, o que representa 4,3% da população. Já o índice de prevalência de diabetes no Brasil é de 7,6% da população. Segundo a referência técnica do Hiperdia ( Sistema de Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), Camila da Costa Borges, o fato de Araxá estar abaixo do índice nacional leva a crer que existem muitos araxaenses que ainda não foram diagnosticados.  “Isto nos leva a pensar que ainda existe um grande número de pessoas diabéticas que desconhecem sua situação de saúde. Por isso, as campanhas de detecção precoce são muito importantes,” explica.
  Assessoria de Comunicação Social da PMA

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia