Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Ex-vereadores apresentam requerimentos durante homenagem
18/11/2011, às 07:20:32

 

 
  A Câmara Municipal de Araxá outorgou o Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila para quinze ex-vereadores do município, em concorrida solenidade realizada pela primeira vez nesta quarta-feira, 16, às 14h, no Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto. Na solenidade, os ex-vereadores tiveram a oportunidade de conduzir a reunião, substituindo os atuais e apresentando aos presentes as suas reivindicações em prol de Araxá. Dentre elas, a implantação do serviço de oncologia, a construção de banheiros públicos, a reativação dos conselhos municipais do idoso e do deficiente.
  A tarde foi de reconhecimento, valorização, intercâmbio e lembranças da época em que atuaram a favor da cidade como vereadores. Estavam presentes, os atuais vereadores e treze dos quinze homenageados, sendo que o ex-vereador Jorge Feres esteve representado por sua esposa, Selma Feres, e Kleber Pereira Valeriano justificou a sua ausência, ambos por motivo de saúde. Além deles, o prefeito Jeová Moreira da Costa, o ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira, outros políticos e representantes compareceram à solenidade, assim como lideranças da comunidade, amigos e familiares dos homenageados que lotaram o plenário. Após a entrega do mérito, os homenageados trocaram de lugar com os atuais vereadores no transcorrer da reunião solene e tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra, apresentar projetos e requerimentos.
  O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Rosa, abriu a reunião destacando a homenagem aos ex-vereadores enquanto agentes políticos e a importância do Poder Legislativo na formação da identidade regional. Mariano de Ávila foi o primeiro presidente da Câmara Municipal. Ele era juiz ordinário de Araxá quando o julgado tornou-se vila e foi instalada a Câmara Municipal, à época a cidade se dividia politicamente dentre conservadores, como Mariano, e liberais.  
  O vereador Welinton Cardoso usou a tribuna para falar em nome da Câmara, destacando a importância do reconhecimento do trabalho legislativo, “de celebrar as vitórias conquistadas por nossos antecessores no exercício da cidadania”.
  O prefeito falou em seguida, parabenizando a Câmara Municipal pela iniciativa da homenagem e, mais uma vez, destacou que Araxá é a cidade de Minas Gerais que tem “a maior concentração de amor por metro quadrado”. “É difícil a escolha de ser homem público, mas é uma grande oportunidade de escrever a história na nossa passagem terrena. Só através da união e do trabalho é que vamos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Jeová.

As reivindicações
  O ex-vereador Paulo Elias Campos requereu ao secretário de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, a construção de um cemitério e de um velório no setor Norte da cidade. O ex-vereador Oredis Pereira dos Santos pediu diretamente ao prefeito que estava presente, a reativação do serviço de oncologia para evitar o sofrimento dos pacientes que são tratados fora de Araxá. Ele também disse do sonho de ver instalado um teleférico interligando a cidade ao Barreiro como incremento turístico.
  O ex-vereador Valmir Alves da Costa pediu a construção de banheiros públicos, pelo menos nas praças centrais da cidade. Ele destacou a importância da homenagem – “que nos encheu de brilho e esperança”. A representante do ex-vereador Jorge Feres, pediu a solução de continuidade para o Conselho Municipal do Idoso, com a adoção de políticas públicas voltadas para a valorização e proteção destas pessoas.
  O vice-prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior que também foi homenageado como ex-vereador destacou o trabalho do ex-vereador José Maria Lemos em prol do idoso, também homenageado na ocasião. O atual presidente do Conselho Municipal do Idoso, o ex-vereador Dirson Jacó, um dos homenageados pela Câmara, falou da necessidade de apoio do município para estruturar esse trabalho. Dirson assumiu a presidência do Legislativo durante a reunião simulada e, na realidade, também é presidente da Associação dos Ex-vereadores e Políticos de Araxá. Ele pediu ao poder público que faça passarelas para pedestres nas avenidas de trânsito rápido, como Dâmaso Drummond e Wilson Borges, além do asfaltamento do acesso à Capela de Nossa Senhora de Fátima.            
  A ex-vereadora Rosa Vilaça pediu a constituição do Conselho Municipal dos Deficientes que poderia efetivamente apoiar o trabalho realizado pelas entidades nesta área, como a Fada, principalmente na busca de recursos juntos as outras esferas de governo.
  Os homenageados como ex-vereadores de Araxá
- Antonio Santos Oliveira
- Barsanulfo Fernandes da Silva
- Dirson Jacó
- Geraldo Florentino Cristino
- Jairo do Espírito Santo Brito
- Jorge Feres
- José Maria Lemos
- Kleber Pereira Valeriano
- Miguel Alves Ferreira Júnior
- Oredis Pereira dos Santos
- Paulo Elias Campos
- Raimundo Porfírio dos Santos
- Rosa Helena Vilaça de Abreu
- Rubens Sebastião Vasconcelos
- Valmir Alves da Costa

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia