Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
prefeitura
Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta
13/05/2011, às 08:58:04

 

 

 

   Termina nesta sexta-feira, 13, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Até agora, 680.749 pessoas foram imunizadas, o que representa 49,42% do total de 1,3 milhões que englobam o público-alvo: idosos (acima de 60 anos), gestantes, índios, crianças (de 6 meses a 2 anos) e trabalhadores de saúde que atuam em serviços de referência para a influenza.
   Em Araxá mais de 1,2 mil crianças tomaram a vacina desde o início da campanha. Cerca de 5 mil idosos também foram imunizados, além de 500 trabalhadores da saúde e 200 gestantes. As doses estão disponíveis no Centro de Vacinação Central, nas Unidades de Saúde e Postos do Programa Saúde da Família (PSF’s).

Influenza
   A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ou, ainda, de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto boca, aos olhos e ao nariz.
   Os sintomas, na maioria dos casos, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas, com congesto nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar e dor de cabeça.
   A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.


 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia