Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Vídeo: incêndio queima mais de 7 hectares em fazenda próxima ao perímetro urbano
31/07/2020, às 14:17:41


A 2ª Companhia de Bombeiros de Araxá (CB) combateu um incêndio em fazenda próxima ao perímetro urbano, por volta do meio dia de quinta-feira, 30, após ser aciona via telefone de emergência 193. O fogo queimou 7,1 hectares, atingindo parte de um cafezal. O fogo atingiu a av. Hercy da Silva Lemos, bairro Veredas do Belvedere, próximo à caixa d´água da Copasa. Uma guarnição com dois bombeiros deslocou--se até o local, constatando que se trata de uma mesma área que foi atingida em atendimento anterior no ano passado. De acordo com os bombeiros, o fogo alastrou-se pela vegetação seca de pastagem com um metro de altura, bastante camada vegetal por baixo e que faz divisa com um cafezal aparentemente abandonado. “Haja vista, a quantidade de vegetação seca existente entre as suas ruas da plantação”.



Inicialmente, a guarnição começou o combate às chamas em um local onde havia maior chance de propagação para uma área de reserva, com o uso de abafadores e mochila costal. As características da vegetação dificultaram o combate às chamas, sendo que duas horas após o início do combate foi solicitado apoio à central de operações e ao comandante do 1ºPel/2ª Cia, tenente BM Ricardo. A unidade de resgate composta por mais três militares e um auto salvamento leve com mais dois militares compareceram ao local e, equipados com abafadores, mochilas costais e sopradores, realizaram o combate às chamas na pastagem e no cafezal, impedindo que se alastrassem para uma área de reserva e para o restante do cafezal. 

ince

Um RPA (Remotely Piloted Aircraft), popularmente conhecido como Drone, foi utilizado no local para realizar o monitoramento aéreo e auxiliou nas tomadas de decisões estratégicas sobre onde seria melhor e mais eficiente o combate ao incêndio. Posteriormente, foi levantado outro voo para verificar se não houve novos focos. Conforme dados dos bombeiros, em 2019 houve 114 incêndios florestais, sendo 45 em junho e julho. Em 2020, desde janeiro já foram registrados 74 Incêndios florestais, sendo 57 apenas em junho e julho.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia