Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Grupo de astronomia do Cefet captura passagem de cometa
03/08/2020, às 09:12:33
Cometa

Imagem registrada em Timóteo, no dia 25 de julho, pelo astrofotógrafo do Gedai Warley Souza

Poeira, rocha e gelo: esse é o composto dos cometas, que povoam a imaginação e despertam a curiosidade das pessoas pelo mundo. De tempos em tempos, alguns novos são descobertos e levam o nome do descobridor, telescópio ou observatório. Foi o que aconteceu com o NEOWISE, identificado pela Nasa em março. O nome é uma sigla em inglês para “Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer”. O Grupo de Estudo e Divulgação Científica de Astronomia Intercampi do CEFET-MG (Gedai) aproveitou a passagem do cometa pelo sistema solar, um dos poucos no século XXI que puderam ser vistos a olho nu, segundo a Nasa, para capturar o fenômeno. “O registro fotográfico deste cometa não foi uma tarefa fácil. Nas regiões urbanas não foi possível observá-lo a olho nu. O fato dele se localizar baixo no horizonte e próximo ao pôr do Sol dificulta ainda mais o registro”, explica o professor de física Leonardo Gabriel.



E o registro tem ares de raridade: esse cometa poderá ser visto novamente da Terra em aproximadamente 6.800 anos. Esse é o tempo estimado, segundo os especialistas, para que o cometa volte a passear pela parte interna do sistema solar. As imagens, disponíveis no álbum do Gedai, foram captadas pelos astrofotógrafos  Carlos Eduardo Porto Andrade, Agostinho Gomes da Silva, Warley Souza, Kaique Sérgio dos Santos, Thaís Diniz e Vinícius Januário. Sobre cada foto, há detalhes de local, data e equipamento utilizado.

Curiosidade - Os cometas são feitos de sobras congeladas da formação do sistema solar há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. As massas de poeira, rocha e gelo aquecem quando se aproxima o Sol; à medida que se aproximam, eles lançam gases e poeira na cabeça e na cauda, tornando-os brilhantes. Fonte: Nasa Earth Observatory .
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia