Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
ACA prepara o “Carnaval 2012/Grande Folia”
12/01/2012, às 09:01:45

 

   Por meio da realização da primeira “Oficina de Percussão” para os mestres de bateria das escolas de samba da cidade, a Associação Carnavalesca de Araxá, ACA, abriu na tarde desta terça-feira, 10/01 o “Carnaval 2012 de Araxá/Grande Folia”. A solenidade de abertura aconteceu em clima de muito otimismo e alegria e contou com a presença de representantes das escolas de samba locais, de autoridades políticas e judiciais, além é claro das presenças do mestre de bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis do Rio de Janeiro, Rodney José Ferreira e o ritmista da Estação Primeira da Mangueira, também do Rio de Janeiro Amauri Wanzeler, que ministraram as oficinas.
   A ACA está à frente de todo o planejamento da festa que segundo Hélio Silva Pereira, neste ano será realizado no Expominas e terá a duração de cinco dias. Ele disse também que haverá shows com bandas da Bahia, uma boa estrutura, praça de alimentação e será um carnaval para a família. Quanto à realização do desfile das escolas de samba na rua, a expectativa é de que seja realizado em 2013. Segundo o presidente da ACA, estas primeiras oficinas são o início de um trabalho de preparação das escolas, já pensando no Carnaval 2013 e elas ocorrerão durante o ano todo. Mestres, contra-mestres e presidentes das escolas locais farão estágios no Rio de Janeiro, e aprenderão mais sobre o carnaval de lá. A esperança é que em 2013 Araxá tenha uma festa muito mais bonita que foi em 2009, quando foi realizado o último desfile de rua na cidade.
   O prefeito Jeová Moreira da Costa participou da solenidade e falou sobre os investimentos previstos para o Carnaval 2012. De acordo com ele, “a prefeitura já disponibilizou uma verba no valor de R$ 200 mil que será repassada para a ACA. Então estamos felizes de estarmos presentes hoje nessa abertura, e com certeza, podemos falar que Araxá será referência do carnaval na região, trazendo entretenimento que faz parte da cultura do brasileiro”, ressaltou o prefeito.
   Os dois convidados cariocas estiveram realizando oficinas com os mestres das baterias das escolas de samba da cidade por meio de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, CBMM e apoio da Prefeitura Municipal. De acordo com o presidente da ACA, Hélio Silva Pereira este é um projeto pioneiro e o objetivo é capacitar todos os membros das escolas locais e assim transformar o carnaval de Araxá em um produto, que com certeza dará retorno, pois vai atrair a atenção de turistas que com certeza serão agraciados com uma bela festa.
   Para o mestre de bateria da Beija Flor, Rodney José Ferreira, que é um dos instrutores da oficina, o trabalho com os araxaenses foi pautado no objetivo de garantir a manutenção dos instrumentos e a manutenção do ritmo. Já para o ritmista Amauri Wanzeler, esta é uma oportunidade extremamente importante. “Nós vamos dar todo o suporte para que Araxá possa ter um carnaval tão grandioso quanto o do Rio de Janeiro, é claro, que respeitando a cultura local que já existe”, afirmou.
   O Juiz de Direito da Comarca de Araxá, Renato Zouain Zupo também fez uso da palavra e realçou o alcance social dos projetos das escolas de samba da cidade. Ele lembrou que ao se envolverem com atividades culturais,  jovens, crianças e adultos deixam de participar de atividades de riscos para se comprometerem a movimentos de alegria, organização de senso de coleguismo e cooperação.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia