Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Projeto Carroceiro promove a saúde e o bem-estar de cavalos
20/01/2012, às 09:40:39

 

   Promover a saúde e o bem-estar dos cavalos utilizados em carroças, garantindo melhores condições de trabalho, é o ponto chave do Projeto Carroceiro, realizado na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP. A iniciativa tem papel social junto aos carroceiros, trabalhadores que têm o cavalo e a carroça como fonte de subsistência na cidade de Pirassununga (interior de São Paulo). Ao mesmo tempo, o projeto contribui com a formação dos futuros médicos veterinários, pois oferece material para que os alunos e residentes possam desenvolver suas habilidades em clínica e cirurgia de equídeos.
   As ações oferecidas pelo projeto, coordenado pela professora Renata Gebara Sampaio Dória, constituem-se de intervenções veterinárias, dentre as quais controle parasitológico, exame e tratamento ginecológico (diagnóstico de gestação e afecções do trato reprodutivo), dos tratos gastrointestinais, músculo-esquelético e respiratório, feridas e doenças de pele, além de exames complementares, como laboratoriais e radiográficos. Também foram realizados tratamentos clínicos e cirúrgicos e orientação em relação às condições sanitárias e manejo dos animais.
   Na primeira etapa do projeto, no último dia 22 de outubro, foram realizados 17 atendimentos e 25 cadastramentos. Na segunda, em 19 de novembro foram realizados 40 atendimentos e cadastramentos. Os animais foram atendidos aos sábados, porém, durante a semana, foram realizados atendimentos e acompanhamentos dos animais cadastrados no projeto e que necessitavam de supervisão diária, realização de medicações prescritas ou atendimento emergencial.

> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DO CLARIM

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia