Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Pós Fliaraxá homenageia Carolina Maria de Jesus
22/03/2021, às 12:54:35
slan

O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) realiza atividades complementares a sua nona edição realizada no ano passado. De hoje, 22, a sexta, 26, acontecem ações virtuais com transmissão pelo canal do festival no Youtube. No escopo, estão bate-papos com representantes da música, dança e teatro sempre em consonância com o universo literário. Todos os eventos contam com tradução em libras.  O IX Fliaraxá tem patrocínio da CBMM e o apoio cultural do Itaú via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo. Na segunda-feira, 22, às 19h, a cantora e atriz Maíra Baldaia (BH) conversa com a editora Simone Paulino (SP) sobre o tema “A transversalidade entre música e literatura”.



Na terça-feira, 23, às 19h, Kdu dos Anjos (BH), MC da cultura Hip Hop e do Funk e criador do Centro Cultural Lá da Favelinha, conversa com o escritor e professor Rafael Nolli (Araxá) sobre o tema “De Drummond a Guimarães Rosa, a literatura e o funk”. Na quinta-feira, 25,  às 20h, ocorre o bate-papo de Afonso Borges com os integrantes do grupo Barca dos Corações Partidos (RJ) que já cantaram e encenaram sobre a vida de importantes nomes da literatura. O tema desse encontro é “Suassuna, Chico Buarque e o sertão no palco”. Pela primeira vez, o Fliaraxá realiza uma Batalha de Slam, competição de poesia falada que terá como tema “Slam para Carolina”, visando homenagear a vida e obra da autora Carolina Maria de Jesus que será a patrona do Fliaraxá 2021. A batalha contará com a participação dos poetas Lúcia Helena dos Santos, Laira Arvelos, Matheus Pierre, Wellington Sabino, Edson Militão, Preta Poeta (Natália Pinheiro), Luciene Oliveira, Treta (João Paulo), Lechay Drunk, Poeta Zezinho (José Belisario Pereira) e Héli Marília. Eles foram selecionados sob a curadoria dos slam masters Alessandro Dornelos, poeta, slammer, bordadeiro, MC e estudante de letras e, Denis Balduino (Babu), ilustrador, grafiteiro, nascido e criado em Sacramento (MG), cidade natal de Carolina Maria de Jesus. Essa atividade acontece nos dias 22, 23, 24 e 26, sexta-feira, quando serão anunciados os vencedores. 

cbni


Outra ação que homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus é a pintura de um painel em frente à Biblioteca Pública Municipal de Araxá Viriato Correa que será pintado pelos artistas locais Ton e Matheus Black (Araxá), entre os dias 17 e 19 de março. Os artistas usarão máscaras e manterão o distanciamento social, de acordo com as normas de segurança exigidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para conter o surto da pandemia. A ação não contará com a presença de público e nem espectadores e será registrada em vídeo e apresentada ao público em live às 20h de sexta-feira, 26. 
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia