Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Sempre Um Papo celebra 35 anos abrindo a programação em Araxá
24/03/2021, às 12:51:09
sempre

Em Araxá, o escritor Tom Farias e a professora e vereadora Leni Nobre abrem a programação 2021 do Sempre Um Papo que este ano celebra 35 anos de realização ininterrupta. O Sempre Um Papo e a CBMM abrem a programação 2021 do projeto em Araxá com os convidados falando sobre Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora, poetisa, da favela do Canindé e ex-catadora de papel que acaba de receber em homenagem póstuma a concessão do título de Doutora Honoris Causa pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro acontece às 19h de quinta-feira, 25, com transmissão gratuita pelos canais virtuais do projeto: Youtube, Instagram e Facebook.

A homenageada - Tom Farias é autor do livro “Carolina - Uma Biografia” (Ed. Malê). A escritora nasceu numa comunidade rural em 14 de março de 1914, em Sacramento (MG), cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Araxá. Filha de pais analfabetos, Carolina teve uma infância sofrida e, aos 7 anos, frequentou a escola quando aprendeu a ler e a escrever. Em 1937, mudou -se para São Paulo. Aos 33 anos, Carolina desempregada e grávida mudou-se para a favela do Canindé, na zona norte da capital paulista. Ela trabalhava como catadora de papel e, nas horas vagas, registrava o cotidiano da favela em cadernos que encontrava no material que recolhia. Um desses diários deu origem ao seu primeiro livro, “Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. A obra virou best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas. Três anos depois, ela publicou o romance “Pedaços de Fome” e o livro “Provérbios”. A escritora morreu em fevereiro de 1977, aos 62 anos, de insuficiência respiratória. Outras seis obras póstumas foram publicadas após a sua morte, compiladas a partir dos cadernos e materiais deixados pela autora.



Os convidados
 - Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 11 livros entre biografias, romance e ensaios literários. Finalista do Prêmio Jabuti (2009), ele recebeu o prêmio “Sílvio Romero” da Academia Brasileira de Letras, Medalha Honra ao Mérito do Governo do Estado de Santa Catarina e a Medalha Cruz e Sousa da Câmara Catarinense do Livro, entre outros. 
- Leni Nobre de Oliveira é professora de Ensino Profissional Técnico e Tecnológico de Nível Médio e de graduação. Atualmente, é vereadora na Câmara Municipal de Araxá, graduada em Letras Português/Inglês e é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-MG, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Literatura Comparada, ambos pela UFMG. Ela atuou na Unidade de Araxá do Cefet-MG também como coordenadora do Pró-técnico, chefe de Departamento, coordenadora de várias ações e representante em vários eventos em outras unidades e de cultura em geral. É autora do livro de poesias “O sol brilha por si”, de uma Dissertação de Mestrado, uma tese de Doutorado e de muitos artigos nas áreas da matemática, literatura comparada, Teoria da Literatura sob diversos temas, autores e obras.

cbni
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia