Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Club Med de Itaparica
23/01/2012, às 09:17:58

 

    O sistema tudo incluso (all incluse) desenvolvido pelo Club Med há mais de quarenta anos é composto pelos Gentis Organizadores (GOs), Gentis Membros (GMs – hóspedes) e Gentis Empregados (GEs). Essa profissional gestão busca a satisfação dos GMs de forma sistemática, viabilizando assim um grande negócio turístico, onde tudo deve funcionar perfeitamente para a felicidade de todos. Como acontece no Club Med Itaparica, um dos 80 resorts da rede espalhados pelo mundo e que está situado numa ilha em Vera Cruz (BA), descoberta quase junto com o Brasil, em 1501.
    O complexo do hotel foi construído num mangue à beira da praia na década de 40, tornando-se único em decorrência da legislação ambiental que hoje proíbe esse tipo de impacto. Tanto que existe um Centro de Preservação Ambiental no Club Med Itaparica que promove ações de proteção à fauna e flora típicas da ilha. O bonito lugar torna-se animado com o especializado trabalho de recepção do Club Med aliado ao clima baiano.
    O GO reúne importantes características pessoais, porque precisa ser talentoso, simpático e polivalente. Para exercer essa função, ele também deve falar pelo menos inglês e espanhol, além da língua de origem do país, como o português em Itaparica. Existe um intercâmbio de trabalho entre os GOs, que podem migrar de um para outro village, estando um período em Troncoso (BA), Rio das Pedras (RJ) no Brasil ou mesmo em outra parte do mundo, como Austrália, Bahamas, Ilhas Maurício, Senegal, Tailândia.
    Também há rodízio entre os chefes de village e hoje em Itaparica quem comanda as equipes é o poliglota Hendel Duplessy. Ele controla tudo de forma eficiente, com o maior carisma e muita energia, uma palavra muito usada pelos GOs para arregimentar os GMs, envolvendo-os nas atividades propostas.    
    Os GOs estão com os hóspedes quase em tempo integral, dedicando-lhes extrema atenção para o seu conforto e divertimento. Sorrir é uma regra, seja acompanhando os GMs como recepcionistas, professores de atividades esportivas e de lazer, chef, barmen, artistas e animadores que fazem os shows todas as noites. O circo, a história da música e Broadway são alguns temas dos espetáculos apresentados por eles e que às vezes também contam com a participação de GMs, como o de trapézio. Os ensaios costumam ser feitos de madrugada pelos GOs, depois que encerram as atividades do dia e da noite.
    Os figurinos e a decoração são confeccionados pelas equipes do clube, que também são responsáveis pelo som e a iluminação do teatro e de outros ambientes onde acontecem os eventos. Como o luau no coqueiral, quando o traje é branco para o especial jantar servido ao ar livre e ao som de Música Popular Brasileira (MPB) ao vivo.    
    Os Gentis Organizadores estão em todos os lugares, na beira da piscina, na praia, ginásio, academia, nos restaurantes, bares, teatro, night club e até sentam em sua mesa para desfrutar uma refeição juntos, se assim lhe for agradável. Uma equipe especializada de GOs acolhe as crianças de 4 a 13 anos através do Mini Club Med, durante todo o ano. A criançada tem o seu espaço diferenciado para fazer as refeições e suas atividades, o que deixa os pais mais tranquilos para aproveitarem a estada no village.
    Para adolescentes de 14 a 17 anos, o Mini Club Med funciona apenas durante a alta temporada e em casos especiais. Geralmente, esses jovens já participam da programação dirigida aos adultos junto com o restante da família. Além dos esportes, há excursões, aulas de artes, cavalgadas, SPA e jogos na piscina.        
    Apesar do ritmo intenso no village, com opções diárias de atividades para os GMs das 8h à 1h, também é possível não fazer nada, apenas contemplar a beleza natural da ilha ou simplesmente ler ao balanço das redes colocadas embaixo dos coqueiros. Não falta espaço para ficar sossegado, se for esta a vontade do hóspede. O mar de Itaparica (cerca de pedra) é relaxante, onde existe um recife distante da praia quase um quilômetro e que impede as fortes ondas, formando uma piscina de água quente e transparente.
    Quando a maré está baixa, é possível caminhar até o recife observando a diversidade da fauna e flora na água retida dentre as pedras, como os corais e pequenos peixes e moluscos. Quando a maré está alta, é possível velejar na água calma, com a ajuda dos GOs. É possível praticar o que quiser no village como iniciante e ainda participar de torneios que valem medalhas e brindes, sempre com descontração e respeito à experiência de cada um. O Club Med é conhecido internacionalmente como a maior escola de esportes do mundo.
    Em Itaparica, por exemplo, é possível aprender a jogar golfe num campo muito bem mantido pelos GEs. Um esporte que desperta a curiosidade da maioria dos GMs por ser pouco conhecido no país, mas não é difícil de ser praticado, sendo possível aprender rapidamente a postura e a técnica corretas. O tênis, arco e flecha, futebol e vôlei são outros esportes muito praticados pelos hóspedes.
Gastronomia
    Uma das vantagens do sistema tudo incluso é não se preocupar com o preço do que está sendo consumido, a cada momento do passeio. Poucos serviços não estão inclusos no pacote do Club Med, como massagens e salão de beleza. Os GMs têm à disposição café da manhã, almoço, jantar temático, drinks e snacks. O consumo de água, refrigerantes, chopp e vinhos está incluído no valor da estada, por isto, é possível ser servido pelo GE até tomando sol ao redor da grande piscina.
    Os elaborados pratos da cozinha internacional são servidos nos jantares temáticos, com deliciosas sobremesas que são um ponto forte do Club Med Itaparica. O trivial não pode faltar para quem não gosta de comida sofisticada, como a maioria das crianças que têm cardápio montado para elas.   
    Informações sobre os villages e aquisição de pacotes na Eventho Turismo, agência expert do Club Med.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia