Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Mosaic incentiva protagonismo feminino na mineração
05/04/2021, às 12:46:08
mosaic

Luciana Leite, técnica de Processo Mineral da Mosaic Fertilizantes em Araxá (MG). (Foto: Divulgação)

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, tem atuado para fortalecer a atuação feminina no setor de mineração. A empresa assumiu um compromisso com Women in Mining, uma mobilização internacional para aumentar a participação das mulheres em todos os níveis hierárquicos, principalmente em cargos de liderança no setor, e lidera a frente de Diversidade e Inclusão da Carta Compromisso no IBRAM. “Queremos construir uma força de trabalho representativa que abraça as oportunidades que a diversidade traz ao negócio. Além de disso, esperamos inspirar outros atores do setor a incorporar essa causa às suas prioridades de negócio”, comenta Adriana Alencar, vice-presidente de RH da Mosaic Fertilizantes.
Os resultados da política de diversidade e inclusão já são notados nas operações da companhia. No Complexo Mineroquímico de Araxá (MG), a equipe de operação das minas conta com integrantes do sexo feminino. Na unidade, a empresa desenvolve processos de mineração e beneficiamento de minério, produzindo concentrado apatítico e ácido sulfúrico, que são utilizados para produção de fertilizantes de baixa concentração. O ácido sulfúrico, além de consumido na produção é também comercializado, assim como o ácido fluossilícico, coproduto gerado no processo produtivo. Com produção média de aproximadamente 3 milhões de toneladas de minérios beneficiados por ano a unidade é de grande relevância para o município.



A técnica de processo mineral, Luciana Leite, começou como Auxiliar de Laboratório onde  era a única em uma equipe de cinco homens e hoje faz parte de uma equipe na qual possui várias mulheres desde a Gerente, Supervisora, Operadoras de Usina e outras Técnicas de Processo também, responsável pela análise de amostras que saem diretamente da mina. “Não enxergo diferença na desenvoltura para realização das tarefas, mas acredito que as oportunidades que a Mosaic Fertilizantes vêm fomentando para mulheres são muito importantes para o desenvolvimento do setor”, comenta. Para alcançar a meta estabelecida pelo Pacto Global, da ONU, de 30% de mulheres em cargos de tomada de decisão, a empresa aplica uma série de ações, como desenvolver, incentivar e implementar práticas inclusivas, proporcionar oportunidades iguais de desenvolvimento para todos os funcionários e propor treinamentos sobre diversidade e inclusão para seus funcionários. . Além disso, ainda está viabilizando a contratação de empresas lideradas por mulheres até além da cadeia mineral e do agronegócio, apoiando também as comunidades onde atua. “Acredito na capacidade de resiliência das mulheres. Meu conselho para as que querem atuar em áreas “fora do padrão” é não desistir nunca, ser forte e gentil sempre”, completa Luciana. Para a companhia, a força do negócio está no comprometimento de uma equipe excepcional de funcionários, por isso segue se empenhando para aumentar a diversidade não só de gênero, mas também nos âmbitos de gerações, PCD’s e raças. Os mais de seis mil funcionários fazem parte de um time amplamente diverso em habilidades, experiências e origens. “Nosso objetivo é ser uma empresa empregadora de uma força de trabalho diversificada e inclusiva e oferecer oportunidades iguais a todas as pessoas”, finaliza Adriana Alencar.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia