Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Maioria dos comerciantes é contra o calçadão conforme pesquisa feita pela Acia
26/01/2012, às 08:59:10

 

  A maioria dos comerciantes instalados na rua Presidente Olegário Maciel manifestaram-se contrários a sua transformação em um calçadão. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), 55% dos empresários afirmaram que não aprovam a mudança.
  A Acia ouviu todos os comerciantes dos dois primeiros quarteirões da rua, em visita aos estabelecimentos que estão entre a av. Antônio Carlos até a rua Almeida Campos. Ao todo, 78 empresas participaram da pesquisa feita entre os últimos dias 6 e 13. Na opinião da maioria dos lojistas da rua Olegário Maciel, o calçadão iria representar mais falta de estacionamento, reduzindo o fluxo de consumidores no Centro da cidade, além de outras dificuldades em função da ausência de uma via de trânsito para veículos.
  Já os comerciantes que são a favor do calçadão dizem que no local poderia haver passagem de carros, como do Corpo de Bombeiros e ambulâncias, assim como um horário específico para carga e descarga de mercadorias. Eles acreditam que a transformação trará melhorias e aumento na movimentação do comércio no local.
  A Acia também perguntou se os comerciantes eram a favor da revitalização da rua Olegário Maciel e 95% dos entrevistados disseram ser favoráveis. Eles também justificaram a necessidade de instalação de câmeras de segurança com monitoramento 24 horas, policiamento e melhoria na infraestrutura como asfalto, calçadas e iluminação. Os 5% contrários à revitalização também estão preocupados com o atraso na entrega das obras da av. Antônio Carlos e, por isto, preferem que não façam melhorias na rua Olegário Maciel.
  Outro questionamento feito pela Acia foi se os empresários são a favor de obras na rua Olegário Maciel enquanto durarem os tapumes da av. Antônio Carlos. Nesse caso, 86% dos comerciantes responderam que são contra porque haveria mais dificuldades de acesso e circulação de veículos no Centro; falta de organização na execução das obras, pois os serviços na av. Antônio Carlos já prejudicam muito o comércio e haveria mais tumulto para estacionamento de veículos, além de alegarem que o prazo de término da obra na av. Antonio Carlos não foi cumprido.
  Apenas 14% se mostraram a favor, alegando que a continuidade nas obras do Centro da cidade é importante para evitar outros transtornos.
    O presidente da Acia, Marcio Antonio Farid, diz que é fundamental que a opinião dos comerciantes seja ouvida com muita atenção. Segundo Farid, os lojistas que estão com os seus comércios funcionando na rua Olegário Maciel são os mais interessados nesse assunto, porque eles serão os mais afetados caso a proposta da Prefeitura de Araxá de construir o calçadão seja concretizada.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia