Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Gabriel Chalita em Araxá no Circuito CBMM de Cultura
03/02/2012, às 07:50:05

 

   A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com o Sempre Um Papo e o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), traz o filósofo e escritor Gabriel Chalita para um debate sobre o tema “Educação, Ética e Filosofia”. A vinda de Chalita à cidade marca o início da quinta edição do Circuito CBMM de Cultura e Sempre um Papo que se estende no decorrer de 2012.
   No encontro, ele lança os livros “Socrátes e Thomas More - Correspondências Imaginárias” (Planeta) e “O Pequeno Filósofo” (Globo Livros). O evento aberto ao público em geral acontece no dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 19h30, no Centro de Convivência do Uniaraxá. O debate é mediado pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges, com entrada gratuita.

As obras
   A obra “Socrátes e Thomas More” gira em torno da troca de cartas entre o filósofo Sócrates e o acadêmico Thomas More. Este último, um professor, transmite em suas cartas toda a sua angústia em relação à humanidade e aos problemas vivenciados diariamente, como a falta de respeito que as pessoas têm umas pelas outras, a facilidade com que os políticos se corrompem e a ausência de moral nos relacionamentos. Sócrates, um camponês, tenta, com sabedoria, mostrar ao amigo, mas também a si mesmo, que apesar de tudo ainda resta a esperança e ensina que aqueles que querem um mundo mais justo não podem desistir.
   Já “O Pequeno Filósofo” reúne máximas leves e despretensiosas, que visam ajudar aqueles que querem aprender a filosofar, principalmente os jovens. O livro é quase todo constituído de diálogos entre dois personagens: o narrador e o pequeno filósofo. Pouco se diz a respeito deles. Ao longo da narrativa e das conversas é que o narrador revela-se aos poucos, timidamente. Nada é explícito. Toda a história transcorre em clima onírico, sem tempo nem lugar definidos, como se tudo fosse mantido fora de foco para dar todo o destaque ao embate de ideias provocado pelo pequeno filósofo. A prosa poética de Chalita encontra no livro seu correspondente iconográfico nas belas ilustrações assinadas por Thais Linhares.

Gabriel Chalita    
   Autor frequente nas listas de best-sellers brasileiros, Gabriel Chalita é conhecido por sua competência literária: passeia com desenvoltura por uma diversidade de gêneros, do ensaio à poesia, do texto epistolar à ficção, do teatro a obras jurídicas. Qualquer que seja o estilo adotado, porém, um tema parece sempre ecoar em grande parte da sua encorpada bibliografia – a filosofia.
   Ele nasceu em Cachoeira Paulista (SP), em 1969. Doutor em comunicação e semiótica e em filosofia do Direito, é professor universitário, além de membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação. Sua obra é composta por mais de 60 títulos, da poesia aos ensaios, do infantil aos contos e romances. Chalita foi secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Em 2010, elegeu-se deputado federal, com mais de meio milhão de votos.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia