Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Câmara define comissões permanentes na primeira reunião do ano
08/02/2012, às 07:32:47

 

  Na formação das três comissões permanentes da Câmara Municipal para o exercício de 2012, os cinco vereadores considerados da bancada da situação mantiveram-se coesos para ter a maioria nas votações. Dessa forma, eles definiram a composição da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação (CFJL) que é a mais importante do Poder Legislativo na primeira reunião ordinária do ano, realizada na terça-feira, 7, exclusivamente com essa finalidade. Para a CFJL, foram eleitos os vereadores César Romero (Garrado/PR), Márcio de Paula (PR) e Marco Antônio Rios (PSDB).
  No início da reunião, o vereador Mateus Vaz de Resende (Dem) reivindicou aos colegas uma das três vagas para a CFJL, até por ser o único dentre eles que ainda não tinha sido seu membro nesta legislatura. Ele argumentou que existia um acordo comum para que houvesse um rodízio entre os vereadores na formação dessa comissão, pela qual obrigatoriamente são submetidos todos os projetos da Casa para o primeiro parecer. O presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Rosa (PP), explicou que mesmo diante de um consenso era preciso proceder a votação de acordo com o Regimento Interno (RI).
  Então, o presidente suspendeu a reunião por alguns minutos para que Mateus pudesse argumentar com os demais candidatos a membros da CFJL, os vereadores Edna Castro (PSDB), Marco Antônio Rios, César Romero e Márcio de Paula. Durante esse intervalo, Edna, José Gaspar de Castro (Pezão/PMDB), Garrado, Márcio e Alexandre Carneiro de Paula (Irmãos Paula/PR) fecharam o mesmo posicionamento para juntos definirem a votação.
  Então, seis vereadores concorreram como candidatos às três vagas da CFJL, sendo que Lídia Jordão (PP) estrategicamente colocou o seu nome depois como candidata diante da falta de consenso. Além dela, concorreram Edna, Marco Antônio, Márcio, Garrado e Mateus. Dentre os três mais votados, Márcio e Marco Antônio escolheram Garrado como o presidente da CFJL.
  Antes de colocar as demais composições em votação pelo plenário, Roberto lembrou que de acordo com o RI todos os vereadores são obrigados a participar de pelo menos uma comissão. Dessa forma, naturalmente Alexandre, Pezão e Edna candidataram-se e foram eleitos para a Comissão de Serviços Urbanos, Obras Públicas, Planejamento e Meio Ambiente. Eles escolheram Pezão como presidente. Da mesma forma, os vereadores Lídia, Mateus e José Maria Lemos Júnior (Dem) foram eleitos para compor a Comissão de Saúde, Educação, Esporte, Turismo, Lazer e Direitos Humanos. Para presidente dessa comissão, foi escolhido o vereador Mateus.
  Na reunião, Roberto informou sobre o início das obras de construção da ala já denominada Vereador José Custódio Resende que abrigará mais cinco gabinetes. A nova estrutura é necessária diante do aumento do número de cadeiras no Poder Legislativo de Araxá, de dez para quinze, a partir da legislatura 2013/2016.  

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia