Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
A 2ª edição do projeto Carnaval Cultural de Araxá será realizada pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), em parceria com o Sesc Araxá, entre os próximos dias 14 e 17. O evento também conta com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Assessoria Muncipal de Comunicação.
Através da Rua de Lazer, o Sesc disponibilizará brinquedos e monitores para que as crianças tenham um lazer diversificado durante esse período, com atividades como dançar, brincar e pintar o rosto. A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira, 13, às 13h30h e o evento se estende durante os quatro dias que antecedem o Carnaval. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no espaço da fundação.
Cultura
Através de oficinas de artes, exposições de máscaras confeccionadas pelas crianças em sala de aula (educação), grupos de samba, blocos, cordões carnavalescos e rodas de samba, o projeto visa tornar pública parte da diversidade cultural araxaense. Outro objetivo é mostrar ao público um pouco da história do Carnaval de Araxá e suas manifestações. Cerca de 400 alunos de escolas estaduais e municipais devem participar das atividades no primeiro dia do evento, com idade entre 7 e 10 anos. Durante os demais dias, o evento está aberto para toda a família.
“O importante é o enfoque desse projeto que está em levar conhecimento, educação e cultura às crianças da nossa cidade, para que elas saibam como surgiu o Carnaval, qual foi a evolução e a sua importância do ponto de vista histórico, cultural e social”, afirma o presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Walter Ogawa.
Programação
A FCCB pretende despertar o interesse da população pela história carnalesca da cidade através de vários momentos festivos e integrados: exposição fotográfica dos famosos bailes do Grande Hotel do Barreiro ao Centro da cidade e do Carnaval de Ouro; teatro com o grupo Conta e Encanta que apresenta a história do Carnaval; oficinas de artes com a produção de máscaras realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; lanches e matinê de Carnaval no final de cada tarde, ao som de marchinhas carnavalescas; apresentação duas vezes ao dia da pequena e moderna ópera “Que história é essa”, na qual Júlio Vasconcelos faz uma apresentação de músicas inéditas de sua autoria, com temas ligados à educação ambiental.
A 2ª edição do projeto Carnaval Cultural de Araxá está repleta de atividades para as famílias aproveitarem junto com as crianças. “Também proporciona um carnaval com espaço para a arte, diversão, música e, deste modo, trazendo ao público uma comemoração repleta de história e ensinamentos”, ressalta o presidente da FCCB.