Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Começa a Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito
19/05/2011, às 07:40:59

 

   Com o tema “Eu uso a faixa de pedestre” foi aberta na manhã desta quarta-feira, 18, a segunda edição da Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito. O evento realizado no auditório do 37° Batalhão da Polícia Militar foi marcado pela entrega dos certificados aos profissionais da Educação que participaram do curso de capacitação para orientadores educacionais de trânsito e também pelo lançamento da pedra fundamental da Transitolândia de Araxá.
   Na abertura do evento, crianças e adolescentes do Espaço Multiuso Firmino da Luz, no bairro Santa Terezinha, apresentaram uma coreografia. A prevenção de acidentes foi abordada pelo prefeito de Araxá Jeová Moreira da Costa que enfatizou a necessidade de mudar a cultura no trânsito, buscando uma cidade mais humana e com menos acidentes.
   De acordo com a assessora de Trânsito e Transportes da Prefeitura Municipal de Araxá, Viviani Antunes Gomes, ao longo da semana serão desenvolvidas atividades com o objetivo de conscientizar e envolver a população sobre as questões de educação no trânsito e mobilizar órgãos e instituições locais visando a redução no número de acidentes de trânsito no município. “É uma oportunidade de refletir, trocar ideias e buscar soluções que transformem as vias em espaços de convivência saldáveis”, afirma Viviani.
   Até o dia 25 serão desenvolvidos concursos de frases e de desenhos para alunos das redes pública e privadas. E, de forma inédita, haverá um concurso para professores. “Eles poderão propor atividades voltadas para a educação e segurança no trânsito e a melhor atividade será premiada com R$ 700 em dinheiro”, diz a assessora.
Ainda dentro das atividades da semana terá inicio a atuação dos orientadores educacionais de trânsito, projeto desenvolvido através da parceria da Prefeitura Municipal de Araxá e da Polícia Militar. “Que são aqueles representantes das escolas que receberam orientações no curso de formação ministrado pela Polícia Militar para atuarem na porta da escola em que trabalham porque a realidade de cada escola tem diferença e precisa de uma abordagem diferente”, afirma.
   De acordo com o comandante do 37º BPM, tenente coronel Moisés Ricardo Pinto, durante a semana a PM atuará com blitz educativas e com apoio às ações da PMA nas escolas. “É inegável a participação de toda a comunidade para que tenhamos um trânsito mais seguro em Araxá. Estamos com este evento, que antecipa a Semana Nacional, e a gente percebe que essa movimentação é muito importante, porque a Polícia Militar não consegue sozinha, fazer o trabalho nas três vertentes do trânsito, que seriam a educação, a fiscalização e a engenharia.”, afirma.
   Também participaram do evento o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Joaquim Antônio Gonzaga, o chefe da Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Araxá, Elias César Rodrigues, além de diretoras, professores e estudantes.

Transitolândia
   O prefeito de Araxá Jeová Moreira da Costa e o comandante do 37º BPM tenente coronel Moisés Ricardo Pinto descerraram a placa da Pedra Fundamental da Transitolândia. A minicidade será construída no pátio interno do 37º BPM e tem proposta de início de atividades educacionais na Semana Nacional Educativa de Trânsito que ocorre entre os dias 18 a 25 de setembro.
   De acordo com a assessora de Trânsito e Transportes da Prefeitura Municipal de Araxá, Viviani Antunes Gomes, o projeto foi idealizado para educar crianças. “Os alunos vão ter a oportunidade de vivenciar situações do trânsito e, dessa forma, o orientador pode passar informações quanto ao comportamento correto para evitar os perigos”, diz.

Semana
   A Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de maio. Criada pela lei municipal 5.686 a Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito é promovida pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transporte (Asttran) através da Supervisão de Educação para o Trânsito, com o apoio de órgãos de segurança pública e escolas.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia