Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Rosângela Rios fará os relatórios de impacto ambiental das terras raras
10/02/2012, às 08:54:08

 

   A bióloga, topóloga, especialista em Gestão e Gerenciamento Ambiental, Rosângela Rios, será a responsável pela elaboração dos relatórios de impacto ambiental para a exploração de terras raras em uma área situada no Barreiro. Há quatro meses, ela foi procurada pela empresa canadense MbAC Fertilizantes e convidada para coordenar o estudo de impacto ambiental.
   Ela acredita que foi contatada porque já trabalhou em Araxá com o vice-presidente da MbAC, o engenheiro Roberto Busato. “E, devido há 25 anos que nós acompanhamos o monitoramento e a conciliação entre a atividade minerária e a atividade do Grande Hotel”, acrescenta. Segundo ela, é importante a população saber que não vai haver nenhum impacto ambiental nas águas minerais, onde serão exploradas as terras raras. Ela destaca que, nesse sentido, está tranquila na coordenação desses estudos dos relatórios de impacto ambiental que vão ser apresentados aos órgãos pertinentes, assim que o projeto estiver formatado.
   “Porque essa mina está localizada num lugar onde já teve uma atividade minerária, já foi feito um impacto antrópico, já foi mitigado. Não vai comprometer a parte do paisagismo do Pró-Araxá. E, como eu falei sobre a história do ovo, as terras raras são aquela parte amarelinha e pequenininha. Enquanto as empresas têm que minerar, por exemplo, 100 milhões de toneladas ano de nióbio para ter um faturamento, eles vão minerar 100 mil toneladas ano, é muito pouco para ter o mesmo faturamento”, esclarece.

> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DO CLARIM

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia