Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Sind-UTE/MG promove congresso em Araxá
13/02/2012, às 08:51:27

 

   Os trabalhadores em educação promoveram em Araxá, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, o 9º Congresso Estatutário do Sind-UTE/MG. O evento foi realizado no Sesc de Araxá. Conforme deliberação da reunião do Comando de Greve, realizada no último dia 12/12, a promoção do Congresso foi definida, e a edição deste ano terá dois eixos de discussão que são eles: Educação como direito social e Luta pelo Piso Salarial Profissional Nacional e pela Carreira.
   A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, afirma que o encontro no início do ano é necessário para antecipar a organização para a luta. “Não podemos esperar as coisas se organizarem na escola, para aí sim pensarmos nas nossas ações. Temos muitos problemas a serem resolvidos e precisamos nos articular o quanto antes, para definirmos as ferramentas a serem utilizadas”, explicou.
   Em 2011 os trabalhadores/as em educação promoveram 112 dias de greve pelo cumprimento da lei federal 11.738/08, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os educadores/as. A paralisação só foi suspensa quando o Governo assinou um termo de compromisso com o Sind-UTE/MG, no qual se comprometia a discutir aplicação do Piso Salarial na tabela de remuneração vigente. Para isso, foi formada uma comissão composta por deputados estaduais e representantes do Estado e do Sindicato, para discutir a aplicação do vencimento básico.
   Entretanto, após seis reuniões dessa comissão, o Governo, além de não aplicar o Piso, suspendeu as negociações com a categoria e encaminhou o substitutivo à Assembleia. A direção do Sind-UTE/MG avalia que, diante deste cenário, a categoria não pode se calar e assistir seus direitos serem retirados. Por isso, a realização do Congresso é uma forma de aglutinar forças para a luta por uma perspectiva de futuro melhor para os trabalhadores.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia