Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Prefeitura de Araxá inicia consultas para realizar 465 cirurgias de catarata
27/01/2022, às 07:43:30
cirurigias_catarata (4)
93 pacientes passaram por nova avaliação 

A Prefeitura de Araxá iniciou nesta semana as consultas para a realização de cirurgias de catarata em pacientes da rede pública. A ação tem como objetivo atender a demanda reprimida de pessoas que aguardam pelo procedimento. Ao todo, serão 465 cirurgias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante 2022.

Os primeiros 93 pacientes passaram por nova avaliação em consulta com médico oftalmologista, na Unisa, e as cirurgias estão sendo realizadas na Santa Casa de Misericórdia.

Para a aposentada Janete Araújo Rocha, que está entre os pacientes contemplados na primeira etapa, a correção da catarata significa qualidade de vida, segurança e mais autonomia.



“Soube que precisava da cirurgia em março de 2020. Aos poucos, fui perdendo ainda mais a visão a ponto de ter que abrir mão de algumas atividades como costurar, bordar ou até mesmo andar sozinha à noite por receio de sofrer alguma queda. Agora poderei exercer minhas atividades com mais segurança, sem depender de outras pessoas”, destaca.

A coordenadora do Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Marta Aparecida Alves, diz que cinco oftalmologistas foram credenciados para atender a demanda.

“A cidade tem uma demanda reprimida de cerca de 500 pacientes que já estão em uma lista de espera. São pacientes que já passaram pelo médico da rede pública e que tiveram a indicação de cirurgia. Ou seja, o procedimento é voltado apenas aos pacientes atendidos através do Sistema Único de Saúde, explica Marta.

O oftalmologista João Roberto Alvarenga Machado explica como a cirurgia de catarata retoma a qualidade visual. "É uma cirurgia realizada através de um procedimento chamado facoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável. A cirurgia é feita com anestesia local. Após o procedimento, que dura em torno de 30 a 40 minutos, o paciente já pode voltar para sua casa, sem necessidade de internação", afirma o médico.


cb

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia