Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Festival nacional de cinema acontece em Araxá em junho
07/03/2012, às 15:07:57

 

   Em decorrência da gravação do filme “Vazio Coração” na cidade, a produtora executiva, Débora Torres, e o prefeito Jeová Moreira da Costa através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias decidiram criar o Araxá Cine Festival. A primeira edição do festival nacional de cinema já conta com a aprovação da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e será realizada na segunda quinzena de junho próximo, pela mesma produtora do filme, a Kanal Cinevideo.
   Débora explica que o festival de cinema é uma antiga ideia do prefeito que, ao saber que ela promovia o Festicine, em Goiânia (GO), lhe perguntou sobre a possibilidade e o seu interesse de buscar a captação de recursos através da Lei Rouanet para realizar um evento similar em Araxá, contando com a parceria da administração municipal. “Nós colocamos o projeto na Lei Rouanet e conseguimos a sua aprovação num tempo extraordinário e agora estamos em campo para captar os recursos de R$ 1 milhão”, afirma.
   Segundo ela, o festival de Araxá já nasce como um dos grandes eventos do cinema brasileiro, com importantes confirmações de participação. “Em junho, muitos atores estarão presentes em Araxá, inclusive os do filme ‘Vazio Coração’, pois já temos muitas personalidades confirmadas, como o curador do festival, Rubens Evald Filho”, cita. Ela informa que além do festival de longas-metragens (filmes com duração superior a 70 minutos), acontecerá uma mostra competitiva de curtas-metragens (com duração máxima de 30 minutos) mineiros e araxaenses. “A classe artística de Araxá está exultante com essa oportunidade de repercussão nacional e, internacional a partir do terceiro ano, quando ganhará essa abrangência porque já contamos com uma parceria com Portugal”, diz. Antes de definir a data exata do Araxá Cine Festival, onde acontecerá e quais os filmes que virão participar, ela explica que primeiro precisa fechar os patrocinadores do evento e já está captando os recursos.
   “O festival vai fomentar o trabalho cultural em Araxá e a valorização da cultura é primordial para o turismo, que é um dos eixos econômicos trabalhados desde o início da gestão do prefeito Jeová, junto com o agronegócio e a mineração. Com certeza, o festival vai ficar no calendário oficial da cidade e, por isto, a importância de contar com o incentivo da Lei Rouanet para que todo ano possa buscar essa captação. Virão muitos globais e outros artistas a Araxá, inclusive os que participaram do filme”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia