Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Com a participação de dezenas de profissionais ligados ao setor da saúde pública municipal, o Fórum Comunitário realizado pela Câmara Municipal de Araxá na segunda-feira, 12, discutiu a Campanha da Fraternidade/2012 e a adequação das instalações do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora às normas do Corpo de Bombeiros. O fórum também contou com a presença de profissionais e voluntários do oratório.
A Campanha da Fraternidade deste ano propõe a reflexão sobre “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. De acordo com o padre Manoel Claro Costa, pároco da Paróquia de São Domingos, esse debate é essencial para avaliar e propor soluções para a saúde no Brasil. Durante as discussões do fórum, diversos profissionais da área de saúde e de entidades civis organizadas de Araxá informaram os presentes sobre as suas principais ações e também os seus maiores desafios. O debate sobre a Campanha da Fraternidade foi proposto por requerimento da vereadora Edna Castro (PSDB).
Oratório
A necessidade de adequação do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora situado no bairro São Domingos às normas do Corpo de Bombeiros também sensibilizou os presentes. A instituição atende diariamente 120 crianças, de 6 a 17 anos, oferecendo-lhes atividades no período extraclasse, como reforço escolar, artes, esporte, além de alimentação. De acordo com padre José Lacerda, voluntário representante do oratório durante o fórum, para se adequarem às exigências do Corpo de bombeiros as instalações precisam passar por uma reforma orçada em R$ 27 mil. O padre acredita que o poder público municipal contribuirá com pelo menos R$ 20 mil. A inclusão desse tema na pauta do fórum foi solicitada pelo vereador Márcio de Paula (PR). Ele explicou que a verba destinada para a reforma do oratório está prevista no Orçamento Municipal deste ano.