Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
 
cbmm_a
980x150
IMA e CBMM lançam projetos de Educação Ambiental
14/03/2012, às 07:59:04

 

  O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e a Secretaria Municipal de Educação, lançou dois programas de educação ambiental, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 12 no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia). O evento contou com a participação de educadores e alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal rural que trocaram relatos de experiências vivenciadas por meio dos projetos que compõem os programas.
  Os dois programas de educação sanitária lançados este ano são o Sanitaristas Mirins e Sanitarista Juvenil promovido pelo IMA e o Conservação das Florestas – Bioma Cerrado 2012 que é uma iniciativa da CBMM. Durante a solenidade, educadores e alunos que já desenvolvem projetos nos dois programas apresentaram resultados de trabalhos realizados no ano passado. Os participantes puderam assistir e aplaudir apresentações de paródias, peças teatrais e redações feitas pelos alunos. A vencedora do concurso de redação, Luana Cristina de Morais, participou das atividades e emocionou a todos com a redação: “Criança de Quintal”.
  O projeto Sanitaristas Mirins promovido pelo IMA faz parte de um programa do governo de Minas Gerais e é desenvolvido desde 2003. Em Araxá, os Sanitaristas Mirins foi implantado em 2007, em seis escolas municipais rurais. Os participantes recebem material didático do IMA, o livro “A Educação Sanitária no Dia-a-dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola”, DVD com palestras educativas para o treinamento e manual do professor, pastas, blocos e folders. Os conteúdos são desenvolvidos com a participação efetiva dos professores e parceiros.
  A gerente estadual do Programa de Educação Sanitária, Maria Elisabeth Rios de Resende, avalia o desenvolvimento do programa em Araxá como um sucesso. Segundo ela, na cidade o Sanitaristas Mirins evoluiu para o Sanitarista Juvenil. “Isso é um indicativo de que ele é bem aceito, bem assimilado e que os educadores ficaram tão empolgados e gostaram do conteúdo que quiseram passar esse projeto para um número maior de estudantes.” Dentre as suas finalidades, o programa também pretende despertar nos alunos a consciência sobre a importância da atividade rural e já atendeu 77 mil escolares desde o seu início.

CBMM
  Inspirada pela declaração da Unesco que instituiu 2011 como o “Ano Internacional das Florestas” sob o tema “Florestas para o Povo”, a CBMM escolheu para o biênio 2011/2012 o tema “Conservação das Florestas: Bioma Cerrado”, tendo em vista que o foco dos seus projetos de conservação é a biodiversidade do Cerrado. O projeto tem como objetivo mobilizar os alunos e professores sobre a importância do meio ambiente, promovendo o conhecimento da conservação das florestas do bioma Cerrado e estimulando o protagonismo escolar no desenvolvimento de experiências pedagógicas em educação ambiental.
  A coordenadora do Programa de Educação Ambiental da CBMM, Laura Teodoro, destaca que o projeto é mais uma forma de aumentar o contato da empresa com a comunidade. Ela salienta que o diálogo estabelecido com a comunidade através das escolas e dos parceiros é o resultado mais importante, com a busca de um entendimento e um conhecimento comuns. “É sobre a nossa região, o nosso ecossistema e o lugar onde a gente vive”, afirma. O programa que já tem 21 anos beneficiará 28 escolas em 2012 e envolverá cerca de 1,8 mil alunos e 80 professores.
  Ao longo da manhã, foram apresentados os cronogramas de trabalho que preveem o desenvolvimento de atividades nas escolas até outubro próximo através do no Programa de Educação Sanitária, por meio da utilização dos materiais disponibilizados pelo projeto que também prevê a realização de oficinas e visitas. O projeto da CBMM inclui minicursos para os professores, visitas monitoradas ao Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA), palestras e oficinas para os estudantes. A culminância dos dois projetos ocorrerá durante o II Encontro de Educação Ambiental e Sanitária que será realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro próximo.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia