Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Mostra Dona Beja de Célia Brindel em exposição no Flickr do STJ
20/06/2022, às 08:07:56
dona_beja_1

As obras da artista plástica Célia Brindel que fizeram parte das mostras Dona Beja – A Força da Mulher e Instantes – realizadas no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça em 2016 e 2018 – estão na área Exposições do Flickr do STJ. A pintora brasiliense estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e se formou em arquitetura na Faculdade Integrada Bennett. Nos últimos dez anos, morou na França, onde produziu a maior parte do seu trabalho.   



Na exposição Dona Beja – A Força da Mulher, Brindel apresenta o mito construído em torno da figura de Anna Jacinta de São José, a Dona Beja, personag em marcante do Século XIX que morou em Araxá e morreu em Estrela do Sul, Minas Gerais. Na literatura, Dona Beja representa a metáfora e os arquétipos femininos da madona, a musa e a sedutora, que se manifestam em suas diferentes formas e momentos. Qualquer um encontrará na personagem aquilo que procura: a vítima, a militante, a mulher, a mãe, a amante. É diante dessa variedade de formas que a artista Célia Brindel traduz a personagem, por meio de pinturas em 16 obras, todas em papéis e tamanhos variados.

dona_beja


A exposição Instantes, segundo a artista, significa o verdadeiro valor da vida: "Os pequenos momentos mais singelos que guardamos na memória e no coração são porções de amor, amizade, carinho e de outros tantos detalhes que marcam nossa existência e tecem nossa biografia". Para Brindel, valorizar os "pedaços", os instantes de uma vida, é o que enriquece a alma. Foi com esse pensamento que ela criou o projeto, reunindo pinturas e esculturas.

>> A apresentação das obras no Flickr é uma iniciativa da Coordenadoria de Memória e Cultura em parceria com a Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo do STJ.
 
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia