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Araxaenses recebem o prêmio do concurso Ações Inovadoras no Livro Didático
20/03/2012, às 08:19:25

 

   A Escola Municipal Francisco Primo de Melo, representada pela gestora Cinara Fátima de Ávila, a supervisora Lilian Cristina Soares Ferreira Andrade e a professora Angela Maria da Trindade, participaram do 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro que aconteceu em Curitiba de 13 a 16 de março de 2012. Na ocasião, receberam o prêmio do concurso Ações Inovadoras no Livro Didático, classificada como a melhor ação da região sudeste do país.
   O concurso teve como objetivo selecionar e premiar as melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução dos livros, além de disseminar essas experiências para que redes de ensino possam aplicá-las em suas localidades.
   A escola recebeu um troféu, certificados para cada componente da equipe técnica formada pela gestora, supervisora, professora, secretária Ana Carolina Carvalho e a aluna Bárbara Thaieny Oliveira da Costa. Como parte do prêmio a escola recebeu 298 títulos de livros de literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE/2011 e 63 títulos da Coleção Educadores.
   O objetivo do encontro foi discutir, avaliar e planejar as ações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
   Os vencedores dessa edição, na categoria 2, estavam os representantes da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, de Maceió-AL, destaque em âmbito nacional, e das outras cinco escolas em cada uma das regiões brasileiras: Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza, de Manaus-AM (Norte); Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba-RS (Sul); Escola Municipal Francisco Primo de Melo, de Araxá-MG (Sudeste); Escola Municipal Luiza Bezerra de Souza, de Iguatu-CE (Nordeste); e o Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, de Brasília-DF (Centro-Oeste).

 


 



Dia da Poesia
   "A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais." (Voltaire)
   No dia 14 de março comemora-se o Dia Nacional da Poesia e a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Incentivo à Leitura, entrou no clima da expressão linguística destinada a evocar sensações, impressões, emoções e harmonias. O ambiente foi decorado com criatividade e sensibilidade pela equipe de “Contadoras de história” da S.M.E.
   A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
   A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro  Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
   Poesia é uma forma de expressar o que há no coração!

 



 

Projeto “Jardim em Poesias”
   Aprender com qualidade é um direito e precisamos garanti-lo às nossas crianças. Nesse sentido, o projeto "Jardim em Poesias" chega tocando e contemplando os corações de toda a comunidade escolar do CEMEI Conceição Velasco que se envolve com muita alegria, participação e principalmente aprendizagens significativas.
   O projeto é motivado por convidados ilustres que expõem os ricos exemplos de nossa literatura: Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Pedro Bandeira, José Paulo Paes, Elias José, Roseana Murray, Maria Mazzetti, Vinicius de Moraes, Sérgio Capparelli.
   A abertura do projeto aconteceu no dia 14/03 regada por muito entusiasmo e criatividade e contou com a presença significativa da equipe do Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação.
   O projeto já é um sucesso e será desenvolvido ao longo do ano de 2012. Visite o nosso “Jardim em Poesias”.

 

 


 


Fundeb
   O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – CACS/FUNDEB de Araxá reuniu no dia 09 de março na Secretaria Municipal de Educação para analisar a Prestação de Contas Final dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, encaminhada ao Conselho pelo Município.
   O CACS Conselho de Acompanhamento e Controle Social - é a participação dos segmentos da Sociedade em todo o processo DE GESTÃO dos recursos destinados à Educação (FUNDEB).
   A obrigatoriedade do poder público de prestar contas dos recursos do FUNDEB, garantindo acesso da sociedade civil aos dados relativos à receita e despesa de parte significativa dos recursos educacionais, tornou mais transparente sua utilização e aumentou o controle da sociedade sobre sua aplicação.
   A instituição dos Conselhos do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - visa acompanhar atividades referentes à qualidade da Educação, exercer o controle que podem apontar falhas ou irregularidades, eventualmente cometidas e orientar as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, que adotem as providências necessárias à realidade que cada caso venha a exigir.



Pró-Letramento
   Na segunda quinzena do mês de março foi iniciada mais uma fase do curso de formação continuada direcionado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Araxá. Trata-se do Pró-Letramento em Português e Matemática, coordenado pelas especialistas em educação básica, Vânia Valeriano (especialização em Português – UFU) e Mírian Izabel Ribeiro de Andrade (especialização em Matemática UFRJ).
   O Pró-letramento terá uma carga horária de 120 horas e será ministrado no Centro Cultural Crescer – Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação e visa a melhoria da qualidade da aprendizagem da leitura\escrita e matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, focando os seguintes objetivos:
- Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais;
- Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
- Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
- Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
- Desencadear ações de formação continuada em rede.
   Assim, o curso propõe uma formação com caráter reflexivo, que considera o professor como sujeito da ação, valorizando suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, saberes da prática, possibilitando novos significados para compreender e enfrentar as dificuldades.

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