Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Festival Minas & Gerais destaca a cultura popular regional
05/07/2022, às 09:51:46
minas

Araxá “abre as janelas da mineiridade” com o festival Minas & Gerais, Cultura Popular e Regional que acontece de quinta-feira, 7, a domingo, 10, no Parque de Exposição Agenor Lemos, bairro Santa Terezinha. O inédito encontro da cultura regional com expressões genuínas do povo reúne tradição e diversidade: “que estão dentro desta caixa de mineiridades preparada com entusiasmo e vibrações para promover toda a multiplicidade em história, costumes, lendas e patrimônios culturais”. A Uirapurus Eventos e Cultura responsável pela organização destaca que o festival é “uma celebração das cores, ritmos, sons e sabores, tudo num só lugar, ambientado para fazer a festa do povo e sua criatividade”. 

Estão presentes desde o congado e moçambique da Companhia de Folia de Reis Nova Estrela da Guia,  catira, quadrilha até o encantamento e magia da viola caipira que é um instrumento tombado como patrimônio imaterial, passando pela típica cozinha mineira plena de sabores inconfundíveis. No palco principal, o espetáculo “Miltons” homenageia o grande artista do Clube da Esquina considerado um dos maiores mestres da MPB, Milton Nascimento. Também haverá homenagens a todos os cantadores regionais que continuam na lida como Saulo Laranjeira considerado o embaixador da cultura Mineira, os famosos compadres contadores de causos, Nilton Pinto e Ton Carvalho, Barnabé que é ícone do humor caipira, o atual destaque da viola no país, Marcus Biancardini, Tarcísio Manuvéi e Orquestra de Viola das Gerais, Grupo Tradição Catira de Minas, Serginho Silva com o show Congo Brasil e o projeto Cantos da Terra com os talentos de Araxá e região.



“Um festival que chega num momento oportuno em que se comemora o Ano da Mineiridade. Uma maneira de festejar a nossa identidade, o nosso jeito de ser e produzir sentimentos bons, de resgate das tradições, além da afromineiridade representada pela força do congado, moçambique, entre outros”, destaca Joãozinho Uirapuru. Durante todo o evento acontecem várias oficinas, palestras e workshops. Para o público infanto-juvenil, o espaço lúdico Vila Brincantes conta com brincadeiras de roda, pião, contação de histórias, jogos e atividades que preservam a riqueza e o conhecimento. A cultura indígena também está representada através do Arachazinho e Instituto Andaiá Arachás.

“Venham participar desse ajuntamento de pessoas, de modo a valorizar a nossa mineiridade e fazer com que esse evento permaneça no calendário cultural de Araxá”, convida. “Esse encontro sempre foi um anseio dos artistas e povos tradicionais que cobram algo no sentido de fortalecer e promover suas legítimas e importantes manifestações culturais, carentes de representatividade”, completa. Joãozinho diz que essa primeira edição tem o propósito de “abrir janelas e revelar novos horizontes da cultura mineira”. O evento tem o apoio da Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Instituto Andaia, Central Única das Favelas (Cufa) de Araxá e patrocínio máster da CBMM via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Dia 07
- Quarentões da Viola
- Elóis
- Luiz Neto & Gustavo

Dia 08
- Saulo Laranjeira
- Nilton Pinto e Tom Carvalho
- 100% Caipira

Dia 09
- Humorista Barnabé
- Congo Brasil
- Tonico e Tinoco - Umas História Cantada
Vitor & Versol

Dia 10
- Orquestra Viola das Gerais toca Pena Branca e Xavantinho
- Marcus Biancardini (com surpresa na apresentação)
- Catira Tradição de Minas
- Os Arachás

Tragam suas crianças! Espaço Lúdico Vila Brincantes! Com as presenças:
- Rasgacero
- Turma do Arachazinho
- CUFA
Quero Brinquedos



Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia