Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Parque de Exposições Agenor Lemos contará com reforço na segurança
21/03/2012, às 08:29:03

 

   O vice-presidente da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), Emílio Valle, apresentou à imprensa na tarde desta segunda-feira, 19, os equipamentos que reforçarão a segurança no Parque de Exposições Agenor Lemos durante a Expoaraxá 2012. A 38º versão da feira contará com ajuda tecnológica para inibir a criminalidade dentro do parque por meio da instalação de câmeras de filmagens em toda a área de trânsito de pedestres. Ao todo são 20 equipamentos, dos quais, dois fazem monitoramento em 300 graus para as laterais e 120 graus na vertical e outras 18 câmeras fixas, sem movimentação.
   Segundo Emílio, as imagens coletadas serão repassadas em tempo real para a cabine da Polícia Militar (PM), especialmente montada para esse monitoramento. Além da cabine, a PM acompanhará a movimentação da exposição por meio de três observatórios que ampliarão o trabalho de observação e segurança. Esta é a primeira vez que a Arap disponibiliza este tipo de segurança e os investimentos são da ordem de R$ 28 mil.
   O técnico de informática responsável pela instalação dos equipamentos, Gustavo Moreira, explica que as câmeras que estão sendo colocado no parque, estão entre as mais utilizadas em estádios e outros centros de eventos no Brasil. “Essas câmeras funcionam para conter os tumultos e confusões, servem para repreender, dando mais conforto para quem está no evento”, explica. Segundo ele, o equipamento foi adquirido após a realização de pesquisas com pessoas e empresas que já usam os modelos.
   Os equipamentos estão sendo instalados nas portarias, nos bares e na área de shows. Eles estarão ligadas ao stand da PM, e também, um esquema de gravação dentro do escritório da Arap está sendo montado. Todas as imagens coletadas vão ser armazenadas. A intenção é registrar imagens de tudo o que ocorre no parque, com exceção das apresentações no palco, que não podem ser transmitidas, mas a área de shows onde se concentra a plateia vai ser monitorada. “Placas informando que o evento está sendo filmado serão instaladas por todo o parque”, destaca Gustavo.

Melhorias no parque
   Além das câmeras, a Arap está realizando obras de melhorias dentro do espaço. Até o momento já foram aplicados R$ 90 mil em obras de terraplanagem onde acontecerão os leiloes de elite e na construção de novos pavilhões para receber os animais. “Nessa área de leilões, vamos instalar uma tenda bolha, com 26 metros de comprimento e 16 metros de largura, com mais duas tendas de cada lado, de dez metros quadrados cada uma, para acomodar o público. Ela tem uma capacidade de cerca 550 pessoas sentadas”, conta.
    Outra novidade da festa em 2012 são as arquibancadas maiores e totalmente cobertas, dando mais conforto e segurança às pessoas presentes. “O que nós queremos mesmo é dar as pessoas que participam todos os anos da ExpoAraxá uma festa bonita, mas que também seja um lugar onde todos podem vir com a família e passar bons momentos, com segurança e comodidade”, finaliza Emílio.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia