Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Mesmo em reforma, Igreja Matriz será o centro das comemorações do Dia do Padroeiro
05/08/2022, às 07:28:52
matriz_1
Obras são realizadas pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da CBMM

Nesta segunda-feira (8) é feriado em Araxá. A cidade comemora o Padroeiro, São Domingos de Gusmão. Homem de fé, ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância, no total abandono em Deus e no desapego material. “São Domingos foi fiel à Igreja sobretudo no combate às heresias do seu tempo, na oração e na pregação da Palavra. Ele se torna um pregador da verdade e traz para nós um legado de valorização do conhecimento e do estudo para que possamos crescer cada vez mais em sabedoria e aos olhos de Deus”, ressalta o pároco da Paróquia de São Domingos, Padre Jonathan Costa.

A devoção ao santo espanhol marca a história da cidade e a vida de milhares de araxaenses que anualmente comemoram a data com a tradicional Festa de São Domingos. Neste ano, mesmo com a reforma da Matriz, as atividades sociais foram mantidas na praça em frente à igreja. “Fizemos questão de manter parte das atividades neste local porque ele é muito representativo para a história, a cultura, para a fé do nosso povo. Fora isso, é a oportunidade que muitos paroquianos têm de acompanhar a evolução da obra nestes dias”, explica o Padre. Nesta segunda (8) as atividades que incluem quermesse e shows começam às 19h. Haverá a apresentação das bandas Os Patto e Mamma Jamma. Pouco antes, às 17h, o Padre Jonathan Costa encerra a programação religiosa da festa com uma celebração no Colégio São Domingos.



Reforma avança
Enquanto a cidade comemora o Dia do Padroeiro, as obras na Igreja Matriz de São Domingos avançam. O trabalho, que teve início em abril, é realizado pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM. Segundo a engenheira responsável pela obra, Daiana Aquino Moura, várias frentes de serviço estão sendo executadas neste momento. “Continuamos a montagem das telhas francesas, que fazem parte do projeto original e ainda trabalhamos na torre. Ao mesmo tempo, começamos a fazer a parte de detalhes da pintura. Em outras frentes, já começamos a substituir alguns ladrilhos, estamos fazendo a remoção e adequação das estruturas das janelas e vamos trabalhar na estrutura hidrossanitária”, explica. A expectativa é de que a obra, que tem quatro etapas, seja concluída em dezembro.

Histórico
Do planejamento ao término, as obras de construção da Igreja Matriz de São Domingos duraram mais de 40 anos. Entre 1911 e 1948 a comunidade religiosa de Araxá acompanhou de perto a evolução dos trabalhos, bem como algumas paralisações. Segundo registros da Fundação Cultural Calmon Barreto, em 24 de agosto de 1948, o vigário Pe. Philippini anotou nos arquivos o seguinte: “Terminam-se por completo todos os trabalhos de consolidação, revestimento interno e externo, forro e piso da Matriz, a escadaria, as dependências, a sacristia, a torre, a grade em redor da igreja, e jardim; numa palavra, está prompta, acabada a obra que me propuz a fazer. Deo gratias...”

O estilo arquitetônico da Igreja Matriz de São Domingos reúne características romanas com elementos góticos. Destaque para a beleza das pinturas murais, vitrais e elementos decorativos. A reforma que garantirá a preservação deste patrimônio é promovida pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia