Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
'É hora de regar as sementes': workshop encerra projeto 'A Música Semeando Conhecimentos'
23/08/2022, às 09:16:00
semeando
O Workshop Consciência Rítmica em Busca do Autoconhecimento encerrou neste domingo (21) o projeto “A Música Semeando Conhecimentos". Dezenas de pessoas participaram de um momento de aprendizado e diversão no Parque do Cristo. "Fui convidada por uma amiga para assistir uma apresentação aqui. Tive uma grata surpresa ao ver que era um workshop de ritmos. Foi simplesmente fantástico. São iniciativas que têm que ser incentivadas porque a música é essencial, alegra a alma", diz Maria Alice Rezende, turista de Uberlândia.


Durante mais de uma hora, o grupo Tiago Martins Quarteto ensinou aos participantes noções sobre percussão corporal, mostrando a música de dentro para fora. "Na batida do pé eu posso gerar música. Ela é sempre muito direta. Se você toca a música ela vai gerar algum sentimento e vai estar relacionada a vários fatores e linguagens da vida. Música é matemática, física, biologia, sociologia e mostramos isso aqui neste workshop", explica Jack Will, que conduziu o momento ao lado dos integrantes do quarteto.

O workshop foi a última ação desta edição do projeto “A Música Semeando Conhecimentos”. Realizada pelo grupo araxaense Tiago Martins Quarteto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da CBMM e apoio da Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a ação também movimentou as instituições educacionais nas últimas semanas e levou cultura e aprendizado para os quatro cantos da cidade. "A gente não imaginava tamanho interesse e uma resposta tão forte das crianças. Foi incrível ver os olhinhos brilhando, aquela meninada compenetrada, interessada, perguntando sobre os instrumentos, cantando junto com a banda. Nunca vou esquecer desses momentos", relembra o músico Le Santana.



O baixista e violonista Erasmo Valeriano, conta que também se surpreendeu com o que viveu durante a ação. "Foi um projeto muito gostoso de fazer. Em cada escola, um jeito diferente das turminhas. Foram vários momentos muito interessantes e a gente foi tocado também. A proximidade com as crianças mexeu com todos e também despertou sentimentos em todos nós", conta Erasmo.

Para o idealizador do projeto, Tiago Martins, os resultados da iniciativa são visíveis e empolgantes. "Viemos com a proposta de semear o interesse em relação à música em crianças e adolescentes nas escolas e tenho certeza que cumprimos nosso papel. A gente acredita na música como ferramenta de transformação e que ela é, sim, para todos", diz. "Tenho certeza que no futuro crianças que a gente atendeu neste projeto estarão aqui, semeando", ressalta.

A ação continua no ano que vem e deve ser ampliada. "Vamos continuar semeando a música, regando os talentos que tocamos e muito em breve já estaremos vendo os frutos deste trabalho por onde passamos. Ano que vem voltaremos com mais vontade e cheios de novidades neste projeto", diz o produtor geral, Daniel Nacati.

emprol
cbmm

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia