Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Comitiva de Araxá busca modelo de transformação na Europa
23/05/2011, às 13:07:41

 

  Uma comitiva formada por lideranças políticas e empresariais de Araxá vai visitar três cidades da Europa na tentativa de entender o processo de transformação, estruturação e modernização de produtos e serviços turísticos através do novo posicionamento de mercado para o Bem-Estar. A viagem de dez dias a partir de 3 de junho integra o cronograma de atividades do “Projeto Turismo de Bem Estar 2011” realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá.
   De acordo com o analista técnico do Sebrae na Macrorregião Oeste, Otávio Gomes de Menezes Neto, serão visitadas Vichy (França), Salsomaggiore e Parma (Itália). Para ele esta é uma oportunidade para representantes de instituições trocarem informações e conhecimentos técnicos e operacionais com outros empresários e instituições que, atuando no mesmo segmento, encontraram soluções estratégicas ao desenvolvimento de suas operações, servindo como exemplo para a inovação de suas atividades.
   Segundo Otávio, Vichy é uma cidade francesa que se assemelha em vários aspectos à Araxá, entre eles o próprio tamanho populacional e o histórico de desenvolvimento e de declínio da atividade econômica referente ao turismo. “Eles fizeram um trabalho de desenvolvimento que obteve um resultado fantástico”, diz. A cidade atualmente representa 3% do turismo da França, o percentual considerável para um país que tem Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo.
   Já a Toscana é uma região italiana que desenvolve vários aspectos do termalismo. “Nós queremos entender a cronologia do movimento, o tempo dos resultados, o que deu certo e o que não deu, para que possamos aplicar, não de forma idêntica, mas referências que nos ajudem a construir o nosso próprio modelo”, acrescenta Otávio.
   Além de empresas que atuam no segmento termal, a missão vai encontrar pessoas e conhecer instituições que desenharam o projeto e conseguiram colocá-lo em prática. O grupo, que foi constituído estrategicamente por lideranças que podem multiplicar a ideia no município, é composto por 13 pessoas. Além do prefeito Jeová Moreira da Costa e da primeira dama do município Elba Barbosa Moreira, viajam o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Carlos Alberto Delfino Pereira, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, os presidentes da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), Antônio Lúcio Marques, da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Marcio Antonio Farid, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Júlio Mário da Silva, do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio), Emilio Neumann, do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Francisco Amando, os empresários Alexandre Matizonkas e Antonio Ferreira Barbosa, um representante da Secretaria de Estado de Turismo e três consultores do Sebrae.
   As despesas da viagem serão pagas com recursos do Projeto Turismo de Bem-Estar, que é desenvolvido em Araxá desde 2009. Para 2011 o projeto tem um orçamento de R$ 250 mil dos quais a Prefeitura tem uma contra partida de 25%. Ainda em relação a viagem, alguns integrantes da comitiva, como a primeira dama do município e o presidente da Arap, vão arcar integralmente com as despesas.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia