Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Secretário Municipal confirma calendário de eventos para 2023
27/09/2022, às 16:47:20
secretario
Neste ano, os eventos realizados com o apoio da Prefeitura de Araxá têm movimentado principalmente os negócios do trade turístico como hotéis, bares e restaurantes, doces e artesanatos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Juliano Cesar da Silva, diz que além desse resultado imediato, os negócios e eventos funcionam como um chamariz para que os participantes retornem à cidade como turista. 


Juliano diz que não só o poder público deve investir na atividade turística como o trade deve estar preparado para encantar o visitante fazendo com que ele tenha vontade de voltar a passeio para conhecer os atrativos de Araxá. “Eu sempre falo não só para os artesãos como também para todo o trade turístico que hoje estamos fazendo um turismo de eventos e negócios na cidade. Isso não é turismo intrinsecamente falando, pois no de eventos a pessoa vem participar, é bem tratada no hotel, vê a cidade bonita e com pontos turísticos, fica fantasiando na cabeça voltar porque desta vez não tem tempo em razão do evento”, explica o secretário. “Ela volta para a casa com o gostinho de quero mais, faz propaganda para a família e conhecidos e, assim, volta. Porém, para tudo isso acontecer temos que profissionalizar com treinamentos para o pessoal de toda a cadeia”, acrescenta. Juliano destaca que é preciso treinar desde o frentista que muitas vezes é o primeiro a atender o turista que lhe pergunta o que tem na cidade. “Ele tem que estar preparado para responder, assim como todos têm que saber receber porque a casa é nossa e o turista é visita”, ressalta.  

PPPs
O secretário acredita nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) para incrementar a atividade turística na cidade. “Nós estamos abrindo outras parcerias além das que a gente tem justamente para qualificar essas pessoas do trade, mas não cabe somente a nós. O dono do negócio que compõe o trade tem que também fazer a sua parte, tem que reciclar e isto a prefeitura não dá conta. Nós damos a estrutura, trazemos o turista, aportando recursos em eventos para a cidade. Essa é a nossa parte, mas a união é que faz a força. Se todo mundo agir em comum em torno desse objetivo a gente consegue”, destaca.

Complexo do Barreiro
De acordo com o secretário, é importante a reformulação do atendimento no Grande Hotel e Termas que está fechado para isto e reabre em outubro próximo. “O projeto da Rede Tauá é muito bacana, sensacional para a cidade e vai elevar o Grande Hotel a outro patamar com o turismo de saúde, nós aprovamos e apoiamos perfeitamente”, afirma. Ele acrescenta que o projeto não prejudica a realização dos mesmos eventos que aconteceram este ano no pátio do Tauá Grande Hotel em 2023, com exceção da Exposição Internacional de Queijos porque exige ambiente climatizado. “Já temos outras áreas que comportam todos os eventos. E temos quatro a cinco eventos já fechados com datas pré-datadas para o ano que vem. Então, não haverá problema, nós vamos qualificar muito mais esses eventos”, afirma. 

Juliano diz que o governo do Estado é parceiro da prefeitura e inclusive existe a expectativa de reforma do entorno do complexo do Barreio e depois o seu repasse ao município, incluindo Vila do Artesanato, Lago Norte e os novos equipamentos como estacionamento e praça de alimentação que serão construídos ao lado do Castelinho. “Porém, já foi lançado um primeiro edital de licitação para a execução das obras pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), mas não houve interessados. Agora está sendo feito um segundo edital e devido até às questões eleitorais não sei como está este andamento”, informa. 



Segundo ele, a intenção da Codemig é dar todo o apoio à prefeitura para que o repasse seja legal após a revitalização dessa área. “Isso é pra gente fazer quase todos os eventos, com a realização do Motofest neste ano ficou comprovado que o Lago Norte é um local muito gostoso e positivo para eventos e vamos fazer muitos ali”, afirma. Juliano diz que a Vila do Artesanato também é contemplada nesse edital para ser readequada e inaugurada – “o espaço vai ficar lindo, agora é só uma questão de tempo”.

Eventos
“Nós vamos fazer todos os eventos deste ano em 2023, excluindo o de Carros Antigos que é de dois em dois anos, além de outros que estamos adequando para fecharmos o contrato”, adianta Juliano. Ele acrescenta que ainda este ano acontece a reinauguração do Aeroporto Municipal Romeu Zema que está sendo modernizado, talvez com um evento de paraquedismo que ainda está sendo captado. “O secretário e equipe não param. Acho que turismo por ser intangível, não sabemos o que fatura, não podemos parar senão obviamente para o faturamento. Eu creio que todas as pessoas que estão movendo o turismo na cidade hoje estão satisfeitas”, afirma. 

Novo projeto
O secretário informa que a prefeitura pretende arrendar e reformar o Expominas Araxá. “Depois da tempestade da Covid vem a bonança, a gente pôde projetar, tentar fazer outros investimentos além da saúde. A gente já começou um projeto que vamos apresentar à Codemig brevemente para transformar o Expominas num de centro de eventos para a cidade”, adianta. “Nós precisamos desse espaço, não temos e com certeza vamos fazer”, completa.

Solidariedade
“O nosso lema é fazer as pessoas mais felizes e é o que interessa para nós e, o mais importante, todo evento que a gente faz tem aquele tempero da solidariedade, isto não tem preço que pague”, diz Juliano. “A gente tem que dar o entretenimento para as pessoas, fomentar o turismo e a economia da cidade, sem esquecer aqueles que às vezes nem podem participar do evento”, destaca. Segundo ele, em cada evento que a prefeitura apoia também existe o objetivo de ajudar as entidades filantrópicas e fazer com que haja inclusão social. “O povo de Araxá é muito hospitaleiro e festeiro e assim vamos fazer”, afirma.

 


emprol
cbmm_1


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia