Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Dia da Alimentação | Empresas podem ajudar a combater a insegurança alimentar
14/10/2022, às 13:12:14
alimento
O Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes tem beneficiado  milhares de pessoas com programas ligados à segurança Alimentar. As atividades são relacionadas ao apoio à agricultura familiar, banco de alimentos, campanhas para doações e capacitações para melhor aproveitamentos de alimento em escolas. Já com a doação de alimentos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a expectativa é atender mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar este ano.


“Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, temos o papel social de ser a conexão para fazer a comida chegar à mesa de quem mais precisa”, afirma Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Mosaic. “Por isso, nossa abordagem de investimentos tem como foco principal o alívio da fome, educação e desenvolvimento agrícola, sempre ao lado de parceiros estratégicos.”

Em todas as atividades que desenvolve, a empresa considera que a oferta de alimentos tem múltiplos pontos de contato, desde a produção até a entrega, e só quando todos são apoiados é possível alcançar o maior número possível de famílias. Por esse motivo, a Plataforma Alimentação - um dos pilares de atuação do Instituto Mosaic- tem programas complementares para atacar o problema em diferentes formas.



O Banco de Alimentos de Rosário do Catete, por exemplo, contempla a distribuição de frutas, legumes e verduras para população em situação de vulnerabilidade.O Banco recebe  os itens, que podem vir dos agricultores (compra com doação simultânea pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA) ou de parceiros doadores, como mercados, Ceasas e feirantes. As atividades envolvem também parcerias técnicas para o cadastramento de agricultores no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio da ativação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O Programa Village, desenvolvido pelo Instituto Mosaic, beneficia pequenos produtores rurais em Barreiras, no oeste da Bahia, com objetivo de contribuir para a prosperidade da agricultura familiar e para a melhoria da qualidade de vida no campo. No último ano, 40 famílias de do município foram atendidas pela iniciativa e tiveram um aumento de 230% em suas rendas, como resultado do trabalho de seleção e acompanhamento técnico diário às propriedades rurais, realizado por uma equipe multidisciplinar que incentiva o cultivo, auxilia na produção e no processo de geração de receitas. Neste ano, mais 20 familias de Balsas (MA) foram trazidas para o programa.

Finalmente, o Programa AlimentAÇÃO alia informação, capacitação e iniciativas de acesso a alimentos produzidos localmente. A iniciativa envolve a formação de diretores, professores e auxiliares da escola para que se tornem multiplicadores de informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável. Em paralelo, quando existem as condições necessárias, são criadas hortas escolares, que tanto servem como ferramentas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem, quanto possibilitam a diversificação dos alimentos na merenda escolar. O excedente produzido é doado para as famílias. Todo este processo é apoiado pelas administrações municipais e estaduais, com total participação das Secretarias de Educação e Saúde. Atualmente é aplicado em 61 escolas de Minas Gerais (Araxá, Uberaba, Patrocínio), Goiás (Ouvidor) e Sergipe (Rosário do Catete, Japaratuba e Capela), alcançando mais de 19.500 estudantes desde a primeira infância até o Ensino Fundamental 2.

E, para avançar em seu intuito de contribuir com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável), a Mosaic Fertilizantes devem entregar até 2023 mais 22 hortas escolares, além de expandir o programa Village para novas cidades.


emprol


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia