Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Hérnia de hiato: médico da Unimed Araxá explica sintomas, causas e tratamento
26/10/2022, às 09:07:47
dr_lincoln
O médico gastroenterologista da Unimed Araxá, Lincoln Porfírio Ferreira Filho

A hérnia de hiato consiste em um mal posicionamento de parte do estômago e do esôfago com migração para o tórax, através do hiato diafragmático esofágico (orifício na membrana muscular que divide o tórax e o abdome, pelo qual passa o esôfago para se unir ao estômago). Segundo o médico gastroenterologista da Unimed Araxá, Lincoln Porfírio Ferreira Filho, trata-se do resultado de um enfraquecimento da musculatura e dos ligamentos que mantêm o estômago na cavidade abdominal. “Entre as causas podemos citar, por exemplo, atores que fazem pressão no estômago, dentro do abdome; caso da obesidade, da gestação, grandes volumes alimentares ingeridos, ingestão de bebidas alcoólicas, exercícios físicos intensos e grandes esforços que aumentem a contração da musculatura abdominal”, explica.

O diagnóstico de hérnia de hiato é simples e pode ser feito por uma radiografia do tórax, por uma endoscopia digestiva ou por procedimentos radiológicos, como o raio X contrastado do esôfago, estômago e duodeno, ou ainda, por procedimentos mais complexos como a tomografia computadorizada do abdome ou do tórax e a ressonância nuclear magnética.

Sintomas
A hérnia de hiato pode ser totalmente assintomática e o paciente nunca se queixar de sintomas relativos a ela, entretanto, por favorecer o aparecimento do refluxo do ácido estomacal e resíduos alimentares, pode causar uma série de sintomas como:
  • queimação;
  • azia;
  • regurgitação alimentar;
  • tosse (muitas vezes seca, e incomodativa);
  • gosto ácido na boca;
  • rouquidão;
  • dificuldade para engolir;
  • engasgos durante o sono;
  • sufocação noturna (asfixia abrupta que acorda o paciente sem respirar);
  • e problemas respiratórios, como bronquite, bronquiolite, asma, pneumonias e até fibrose pulmonar (em casos mais graves).

Um dos sintomas importantes da hérnia de hiato quando associada ao refluxo é a dor torácica, que pode ser idêntica à do infarto do coração – emergência que precisa ser descartada na apresentação do paciente. “No paciente que possui a hérnia de hiato, um grande problema é fazer refeições logo antes de se deitar.  Deveria haver um tempo de três horas entre a última refeição e o decúbito”, orienta Dr. Lincoln.



Tratamento
O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico. “Na grande maioria dos casos resolve-se a problemática do paciente com medidas de comportamento. É preciso, por exemplo, evitar grandes refeições, não se deitar após as refeições e evitar bebidas alcoólicas, sobretudo a cerveja, por essa ter maior quantidade de gás. Temos ainda medicamentos que atuam reduzindo a acidez estomacal e melhoram a motilidade do esôfago”, explica.

A opção cirúrgica é reservada principalmente quando o paciente não tolera fazer uso prolongado da medicação. Após avaliação da equipe médica, o procedimento cirúrgico pode ser endoscópico, laparoscópico ou cirurgia com abdome aberto. Na maioria desses casos confecciona-se uma válvula na transição do esôfago com o estômago. “Dessa forma, o estômago permanece inteiramente no abdome e o refluxo gastroesofágico é dificultado pelas correções anatômicas realizadas”, ressalta o médico.

Sobre a Unimed Araxá
Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e conta com mais de 40 mil beneficiários e 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha. A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. 

Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia. O setor oferece estrutura de quimioterapia para tumores sólidos e tumores do sangue.

Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.

A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.


emprol
02


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia