Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Alda Sandra representa Araxá em seminário das cidades candidatas a CTS
02/04/2012, às 14:10:06

 

  A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, integrou a delegação mineira que esteve em Vitória (ES) na sexta-feira, 30, para participar do Seminário Geral de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), promovido pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O grupo contou com representantes de 13 das 19 cidades mineiras candidatas a CTS, empresários do setor hoteleiro, diretores do Cruzeiro, América e Atlético e ainda técnicos da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo e do Comitê Executivo Municipal da Copa.
  “O seminário foi muito positivo porque todos tiveram a oportunidade de saber diretamente do COL e da FIFA quais são os critérios para que a cidade seja incluída no catálogo da FIFA que será mostrado às seleções que virão ao Brasil para a Copa das Confederações e Copa do Mundo”, afirma a assessora do núcleo de Centro de Treinamento de Seleção da Secopa MG, Ludmila Kai.
  Cerca de 200 representantes de potenciais candidatos a CTS em todo Brasil foram a Vitória. No seminário, eles ouviram palestras sobre requisitos para hotéis e campo de treinamento, processo de avaliação e seleção dos CTS, como se preparar para a inspeção das seleções e como serão os contratos para uso do campo e do hotel em caso de a estrutura ser escolhida por alguma seleção.
  “Esse evento foi a consolidação de todas as informações e serviu para verificar que a estrutura atual somada ao projeto de expansão do hotel atendem aos requisitos da FIFA.Estou muito otimista com a possibilidade real de atrair uma seleção”, afirma o proprietário do Hotel Aras Morena, José Luiz Magalhães, situado em Matias Barbosa, próximo a Juiz de Fora.
  A partir de agora, COL e FIFA farão a primeira seleção de possíveis CTS. O catálogo deverá ser enviado no final de junho próximo para as federações e confederações que participam das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA e deve conter cerca de 40 opções. Mais duas janelas de inscrição serão abertas, neste ano e no início de 2013. O COL é obrigado a fornecer 64 opções às seleções, mas o objetivo é listar cerca de 80 CTS no catálogo final previsto para ser divulgado em 2013. A escolha final é das próprias seleções participantes da competição.
  “O seminário foi de fundamental importância para que todos os envolvidos na operação dos CTs - cidades-sede, clubes e até hotéis - pudessem receber da FIFA as informações alinhadas, tanto as vantagens quanto as restrições. A partir da Copa do Mundo, todos serão beneficiados pelo aumento de visibilidade e do potencial turístico de cada cidade”, diz a coordenadora executiva do Comitê da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Flávia Rohlfs.


Centro de Treinamento de Seleção
- Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Os locais que estão sendo visitados atendem a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros.
- Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo Estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.
- A análise dos técnicos leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo (é analisado o solo, não o gramado), drenagem etc.
- A análise de um projeto é tão minuciosa quanto à de um campo já existente. E, a exemplo do que já aconteceu com os projetos dos estádios, são analisadas também as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo da FIFA.
   Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia