Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Antônio Leonardo ministra palestra sobre “Gestão Pública Eficiente"
03/04/2012, às 13:23:19

 

   O ex-prefeito de Araxá e atual vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos, ministrou uma palestra sobre os aspectos administrativos que movem uma boa governança municipal para servidores da Prefeitura de Conquista. Com o tema central “Gestão Pública Eficiente”, a palestra foi voltada para funcionários públicos que atuam nas áreas jurídica, contábil e de saúde. Lei de Responsabilidade Fiscal, Responsabilidade Social e Assistencial no Poder Público, Lei Eleitoral, as cautelas relativas ao fechamento do exercício administrativo, dentre outros assuntos, foram debatidos com o público presente.
   A eficiência na gestão pública apresenta como princípio básico dois aspectos: o primeiro diz respeito ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; o segundo ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a administração pública. O princípio da eficiência para ser efetivo necessita da participação e fiscalização de toda sociedade, a exigir qualidade e efetividade na prestação de serviços oferecidos. Neste sentido, a própria administração deve se utilizar de mecanismos adequados para concretizar seus objetivos, tais como: capacitação de agentes públicos; melhoria nos processos administrativos; transparência; racionalização; valorização com base no mérito; produtividade e controle.
   A prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardiero, esteve presente na palestra e salientou a importância dos servidores estarem atentos aos cuidados legais e administrativos, principalmente no ano de fechamento da administração. A oportunidade serviu também para os servidores tirarem suas dúvidas, considerando o fato de que a experiência de ex-prefeito possibilita uma troca de informações mais detida sobre o tema. De acordo Antonio Leonardo, a oportunidade de estar próximo à atividade pública, no sentido de colaborar com aqueles que exercem a atividade administrativa, é uma forma de contribuir para que o gestor seja valorizado e tenha ao seu lado uma equipe comprometida. “O fato do Sebrae, organizador da palestra, permitir essas oportunidades demonstra uma preocupação a mais com esse objetivo constante de tornar a máquina pública mais eficiente, gerando resultados para as comunidades”, destaca Toninho.

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia