A educação pública infantil e fundamental ofertada pelo município saltou em qualidade e alcance nos dois primeiros anos da atual gestão, independente da pandemia de Covid-19. Aliás, o difícil período foi superado com ações que incrementaram a rede municipal de ensino de forma permanente através de uma nova política pública que também passa pela valorização profissional.
O grande déficit no número de vagas ofertadas pela rede municipal no ensino infantil diante da crescente demanda, o despreparo e falta de equipamentos para a oferta do Ensino à Distância (EaD), as ingerências políticas, as discrepâncias salariais, a necessidade de reforma nas unidades existentes e construção de novas, a falta de capacitação contínua e de valorização dos professores, a carência de uniforme, material escolar e de acesso digital dos alunos, dentre outros problemas, compunham o cenário a ser enfrentado no início de 2021. Contudo, a vontade política do prefeito Robson Magela em priorizar a educação no seu governo e a sua acertada escolha na nomeação da secretária Zulma Moreira têm sido fundamentais na rápida reversão desse contexto dia a dia.
A ação mais revolucionária é o Araxá Educa, um canal de TV aberta (12.2) da Secretaria Municipal de Educação que não só democratiza os conteúdos educativos, ambientais e culturais como valoriza e incentiva o crescimento dos professores, alunos e da comunidade em geral. A eleição direta para a escolha dos diretores da rede municipal de ensino é uma quebra de paradigma e blinda ainda mais o ensino das ingerências políticas. Assim como tem sido fundamental a redução do déficit de vagas já é de 1,5 mil para 600, pois em dois anos um novo Cemei foi aberto e outros dois estão em construção, houve a ampliação de 150 vagas com salas modulares e mais 12 serão implantadas este mês, feitos dois anexos em escolas conveniadas e mais um até meados de março, além de reformas em 8 unidades nas zonas urbana e rural e municipalização de 5 escolas estaduais como a tradicional Delfim Moreira. Outro importante passo é o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação do Município de Araxá que está em tramitação na Câmara Municipal, assim como a realização do concurso público na área até meados deste ano.
No que compete ao município que é o ensino infantil e fundamental houve um avanço exponencial que cria um efeito cascata quanto à melhoria do ensino médio de competência do Estado e do superior que é da União fechando um virtuoso ciclo consolidando Araxá como polo regional de ensino de qualidade. As perspectivas ultrapassam o tempo como a ampliação da oferta dos cursos de graduação em engenharias pelo Cefet-MG que inclusive possui uma área cedida (antigo Dnit) para a construção de mais um campus e a vinda de unidades federais da UFTM e UFU, quiçá a oferta do curso de Medicina para apoiar o funcionamento do futuro hospital municipal.