Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Secretário de Agricultura de Minas visita a 38ª ExpoAraxá
17/04/2012, às 09:26:51

 

   O secretário de estado da agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais. Elmiro Nascimento, fez uma visita de cortesia a diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) e na 38ª ExpoAraxá, no último final de semana. Elmiro foi recebido pelos diretores da associação e fez uma visita pelo parque conhecendo a estrutura, os animais expostos, área de shows, rodeios e dos julgamentos e competições. O secretário foi acompanhado por uma comitiva e disse ter ficado impressionado com o tamanho da exposição agropecuária e parabenizou a equipe de organização da festa.

   Depois ele participou de um coquetel no Restaurante do Urubas, no Parque Agenor Lemos. No local ele conversou mais com os diretores e associados da Arap e a imprensa. Elmiro ressaltou a importância de Araxá e do Alto Paranaíba no cenário do agronegócio de Minas e do Brasil. “Essa exposição é a segunda do Brasil do Girolando e isso representa muito. Araxá também é a segunda bacia leiteira do estado, com um leite de altíssima qualidade. O governo está estimulando bastante e através de exposições como a de Araxá, vamos aprimorando e mostrando que o produtor pode ganhar dinheiro, basta querer, ter vontade e investir”, disse.


 

   O secretário afirmou que o governo está estimulando todo tipo de produção e todos os produtores, do pequeno ao grande. “É uma ordem do nosso governador. O agronegócio está em plena ascensão e representamos 13% do PIB do agronegócio brasileiro. Isso é muito grande e a tendência é consolidar Minas como um grande celeiro do Brasil”. Elmiro ressaltou ainda a necessidade dos produtores rurais se unirem em grupos e entidades como a Arap com o objetivo de conseguirem mais benefícios e poderem reivindicar com mais poder de participação.

   “O produtor tem que se unir e entender a importância do agronegócio na economia mineira. Ele tem que saber o valor dele e a potencialidade. Mais uma vez parabéns a Arap e são ações como essa que fazem essa diferença. Aqui eles mostram para o Brasil todo que a potencialidade de Minas Gerais é muito grande”, finaliza.




Estrelas dos Araxás
   A união das Fazendas Engenho, Balde Branco, Congonhas e da propriedade de Carlos Henrique Aguiar Oliveira e Irmãos possibilitou a realização de um dos mais importantes leilões da 38ª edição da ExpoAraxá 2012: o Estrelas dos Araxás, transmitido ao vivo pelo Agro Canal. O evento reuniu dezenas de pessoas na Tenda Bolha, montada ao lado da pista de julgamento do Parque de Exposições Agenor Lemos, no último sábado, dia 14 de abril.


 

 

   Foram ao todo 250 animais da raça Girolando, divididos em 100 vacas em lactação, 100 bezerras FIV e 50 novilhas amojando. Os animais, de alto desempenho, fizeram sucesso entre os presentes e foram mesmo as estrelas da tarde no Parque de Exposições. Ainda nessa semana acontecem outros leilões. Nessa segunda, dia 16, tem o Leilão de Elite Bezerras e Novilhas e no dia 19 tem Leilão Misto.


 

Torneio Leiteiro
   Já foi iniciado o Torneiro Leiteiro do gado Gir Leiteiro na 38ª Exposição Agropecuária de Araxá. Seis animais estão concorrendo e já no primeiro dia de ordenha, uma novilha na categoria de fêmea jovem, chamada Mimosa FIV Vila Rica, apresentou uma produção que pode bater o recorde.

   O animal vem de uma propriedade do município de Cocalzinho, no estado de Goiás. O proprietário da novilha é Dilson Cordeiro de Menezes, que participa pela primeira vez da ExpoAraxá. Com a possibilidade de recorde, o produtor está otimista e muito esperançoso.

   “O recorde na categoria dela é de 40.38 quilos de média no período. Até então ela está com uma produção acima de 41 quilos na primeira ordenha. Esperamos que ela continue mantendo essa produção para que a gente supere o recorde atual. Ela é filha de Sansão, numa vaca Radar. A gente vê a bezerra crescer e vai apostando nela. Quando vemos que isso pode acontecer é uma felicidade enorme”, disse.

   Dilson detém o recorde mundial da categoria fêmea adulta, batido em novembro no ano passado na Fenagro, com a vaca Iaiá Vila Rica, com uma média de 59.160 quilos. Ele também tem uma vaca competindo nessa classe no torneio de Araxá, que é irmã paterna da recordista: Indaiá Vila Rica. Mas ele acredita que esse recorde da fêmea adulta não vai ser superado.

   “Nem faço muita questão de quebrar um recorde que é meu. Fico feliz em estar em Araxá, que é uma cidade histórica, que eu conheço há trinta anos. É a primeira vez que participo em Araxá, mas sempre vou às principais exposições do Brasil”, finaliza. A competição acontece até a terça feira, dia 17 de abril.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia