Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Araxá receberá ambulância por indicação do deputado Bosco
19/04/2012, às 09:00:36

 

 

 

 

   Araxá, Delta e Tapira serão contemplados, por indicação do deputado Bosco, com a entrega de ambulâncias de remoção, modelo Fiat Doblô, em evento presidido pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, às 13:30, no Auditório JK na Cidade Administrativa.

   O evento, que contará ainda com a presença do secretário Antônio Jorge de Sosa Marques, da Saúde,  é parte do programa Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS),  Módulo Urgência e Emergência  de Suporte Básico.

 

   O SETS é um programa do Governo de Minas, criado em 2005, com o objetivo de integrar os municípios das microrregiões do Estado. Foi planejado para assegurar um dos preceitos fundamentais do SUS, que é a garantia do acesso aos serviços de saúde por meio de transporte eficiente e humanizado.

   Sendo considerada uma ação prioritária na carteira de projetos estruturadores do Estado, este serviço tem como objetivo:

- Transportar os usuários do SUS a serviços pré-agendados, incluindo o transporte de material biológico e servidores em atividades estratégicas;
- Transportar pacientes críticos em urgência e emergência para atendimentos nos pólos micro e macrorregionais do Estado de Minas Gerais.
- Transportar profissionais de saúde da família para visitas domiciliares
- Implantar o Sistema de Monitoramento, a fim de  garantir o rastreamento da frota, com controle do fluxo, da velocidade do veículo, quantidade de pessoas no veículo e da chegada ao destino;
- Implantar um Software de Gestão do Transporte em Saúde, para que cada município acompanhe o agendamento das consultas e forneça aos pacientes as passagens no ato da marcação das mesmas.

   No que se refere ao transporte de pacientes de Urgência e Emergência, a doação de veículos tipo ambulância de pequeno porte para simples remoção é necessária para evitar que as transferências de pacientes para os polos microrregionais sejam realizadas de forma precária, em veículos inadequados, o que pode elevar o risco de comprometimento da saúde de pacientes já fragilizados.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia