Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Associação do Câncer é tema de fórum comunitário
16/05/2012, às 08:25:29

 

   Com o objetivo de apresentar os trabalhos da Associação de Amparo à Criança, Adolescente e Adulto com Câncer de Araxá, a Câmara Municipal realizou às 16h da tarde desta segunda-feira, 14, o Fórum Comunitário. O presidente da Associação, Raimundo José Ferreira Medina, participou do Fórum que contou também com as participações de outros integrantes da entidade, tais como o Gestor Administrativo, Wanderley Ferreira Medina, e a Relações Públicas Gisele de Paiva Oliveira. O evento contou também com a presença de Idani Maria de Souza da Silva representando o Conselho Municipal de Saúde.

   Esta Associação conta atualmente com três unidades cada uma em uma cidade: Vitória (ES), Uberlândia (MG) e Araxá (MG). Na presença de sete, dos 10 vereadores de Araxá, a Relações Públicas da Associação, Gisele Oliveira, apresentou, por meio de slides que explicaram as diversas ações da entidade e os diversos tipos de câncer que, de acordo com ela, são os mais registrados na cidade. De acordo com a relações públicas, em virtude da falta de tratamento específico para câncer em Araxá, todos os pacientes locais, são encaminhados para Uberlândia (MG), Barretos (SP) ou Uberaba (MG).

   Gisele revelou também que a unidade da entidade de Araxá, está atuando na cidade desde 2008, dando apoio e suporte tanto para os pacientes quanto para seus familiares mais próximos. Este trabalho é feito através da doação de cestas básicas, cadeiras de rodas, equipamentos diversos, terapias, realização de atividades recreativas e festivas em datas comemorativas e outros. Atualmente a Associação já é reconhecida oficialmente como entidade de utilidade pública, mas ainda enfrenta problemas por falta de sede própria e de verbas para contratação de pessoal e outros serviços.

   Através do telemarketing da associação, a entidade pela convida a comunidade a contribuir com a associação, que aceita doações tanto de dinheiro quanto de alimentos e materiais de consumo. E, segundo Gisele, estas doações ainda não conseguem garantir o apoio a todos que precisam, por isso a unidade de Uberlândia cobre atualmente, parte das despesas da unidade de Araxá. As atividades que desenvolvem oficinas de trabalhos manuais e os atendimentos psicológicos estão paralisadas no momento por falta de verba.
 
   Segundo o presidente da Associação, Raimundo José Ferreira Medina, a realização deste fórum significou um passo largo para a entidade, no sentido de mostrar para a comunidade os seus objetivos. Raimundo Jose destacou em entrevista que no momento a maior carência da Associação é dinheiro mesmo. “A organização amplia o trabalho cada vez mais. Nós não podemos negar ajuda. Nós temos hoje uma receita que só aumenta. O número de pacientes está cada vez maior. O município poderia contribuir com profissionais. Nós trazemos hoje, às vezes até duas vezes por semana, profissionais de Uberlândia, para fazer atendimento aqui”, comenta o presidente.

   Atualmente a Associação está promovendo o atendimento de 106 pessoas e suas respectivas famílias. Gisele lembra que em média, cada paciente atendido deve ser multiplicado por cinco, que em geral é o número de integrantes de uma família.

   O vereador Márcio de Paula (PR) solicitou o tema para o Fórum e destaca o bom aproveitamento da questão durante toda à tarde. “Foi uma lição de carinho e de amparo. Quando uma pessoa está doente, toda a família praticamente está doente junto. Então, o psicológico de todos fica abalado. Então, tudo o que é dado no momento que aquelas pessoas precisam é muito importante. Foi um fórum extraordinário e atingiu os objetivos que pretendíamos”, conclui o vereador.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia