Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Semana da Luta Antimanicomial acontece até esta sexta
18/05/2012, às 07:28:28


   Para marcar Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, em Araxá, várias atividades estão sendo realizadas pelo Hospital Casa do Caminho através da Unidade de Psiquiatria/Dia. O tema da Semana da Luta Antimanicomial deste ano é “Aqui todos somos loucos, uns pelos outros”. As atividades iniciaram-se na segunda-feira, 14, e encerram-se hoje, 18.

   Pacientes, familiares e ex-pacientes reúnem-se nesta sexta-feira, 18, das 8h às 16h15, no Pesque e Pague Lagoa do Engenho. Eles participam de coffee break, gincana com sorteio de brindes, almoço e show ao vivo. O evento conta com a participação da Rede de Farmácia Pague Menos e jogadores de base do Araxá Esporte Clube.

A luta antimanicomial
   O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987, em Bauru (SP). É uma ação social que tem como princípio o fechamento dos manicômios no país, a promoção de um tratamento digno e territorial para todas as pessoas com experiência de sofrimento psíquico e de uma cultura de respeito às diversidades.

   Em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado com passeatas, debates, atividades culturais, marcando uma semana de manifestações públicas que reafirmam junto à sociedade a importância da concretização plena desses ideais. O movimento se caracteriza na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentre os seus objetivos, está o combate à ideia de que tem que se isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseada apenas nos preconceitos que cerca a doença. O movimento faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental de vivem em sociedade, além do direito de receber cuidados e tratamento sem que para isto tenha que abrir mão de seu lugar de cidadão.

 


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia