Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Missão araxaense nos Estados Unidos e Europa
18/05/2012, às 08:56:47

   A Missão araxaense que está em viagem desde o dia 4 de maio visitou diversas autoridades nos Estados Unidos até agora, como por exemplo, o Governo do Colorado; a Universidade Colorado “School of  Mines”, a REITA - Associação das Indústrias de Tecnologias de Terras Raras, a “HC Stark”, empresa especializada em tecnologias e produtos derivados do Nióbio, a “Bose Corporation, Massachussets Institute Technology” - MIT, Massachussets Technology Development Corporation-MTDC, a Universidade Worcester Polytechnic Institute, Metal Processing Institute - MPI, a Moxst Corporation, empresa especializada em separação e oxigênio de metais raros, Universidade de Iowa e o Research Triangle Park, na Carolina do Norte. E os membros da Missão ainda foram recebidos pelo assessor do Governador Devall Patrick, de Massachussets.
    
   Dos Estados Unidos, a equipe segue para reunião com a Presidente do programa “Ciência Viva”, de Portugal, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Universidade de Coimbra. A Missão conta com importantes parceiros, como: VALE, CEFET-MG, UNIUBE, UNIARAXÁ, que são parte deste projeto de mudança de paradigma no Estado e no País.
A Universidade Estadual de Worcester Polytecnic Institute, bem como seus laboratórios, fundações e instituições dentro e fora dos Estados Unidos, assinou protocolo de intenções e parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá, o Cefet-MG, a Uniube e, se for do interesse do Uniaraxá, implementar programas de extensão, pós-graduação, pesquisa, intercâmbio e desenvolvimento de produtos na cidade, no Parque Tecnológico.
    
   A Colorado School of  Mines, por meio de seu professor com maior volume de publicações científicas e diretor de inovação do Instituto de Petróleo do Qatar, firmou parceria nos mesmos moldes.
    
  A MOITI - Massachussets Office International in Trade and Investment disponibilizou o escritório oficial do Governo para instalação de uma representação do município e seus interesses em Boston. Empresas de especialidade tecnológica, como a HC Stark, solicitaram Memorandum de Intenções da prefeitura para iniciar as negociações de instalação de sua fábrica em Araxá para processamento de nióbio.
    
   A Moxst assinou acordo de confidencialidade para iniciar negociações para instalação de um laboratório de processamento de Disprosio, Nedimio, Itrium e magnésio no município de Araxá e CITAT.  
    
   A missão foi elaborada por uma comissão já nomeada, via decreto no município, que visa fomentar o desenvolvimento da tecnologia e inovação. Comissão esta formada por representantes do CEFET-MG, UNIPAC, UNIARAXÁ, UNIUBE, IPDSA, CDL, entre outras organizações e instituições. Cabe ainda ressaltar que todas as viagens de servidores municipais são regidas por lei e prestadas contas no momento cabível, e inclusive as demais instituições participantes da missão custearam suas próprias despesas.
    
   O Dr. Patterson Patrício, diretor de extensão do CEFET-MG esteve presente em todas as reuniões, assinou os protocolos e participou de toda a elaboração da Missão. Inclusive a missão teve ampla atenção da mídia estadunidense.

Alex Ribeiro e André Borges
Prefeitura Municipal de Araxá
Assessoria de Comunicação



Parecer sobre o trabalho desenvolvido pela Missão de Araxá no Exterior

Aos Interessados;
    
   Sou Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-MG e fui designado pelo Diretor da Instituição, Prof. Márcio, para a missão Terras Raras, organizada pela prefeitura de Araxá. Sei que toda cidade possui embates políticos e como Servidor Público Federal não devo tomar partido ou envolvimento em trocas de farpas por razões políticas. Entretanto, posso testemunhar o que vi e durante os dias que passei TRABALHANDO juntamente ao Alex Ribeiro e o Procurador Jurídico do Município, André Sampaio. Não estou a par e nem deveria, em relação ao valor gasto pela prefeitura de Araxá. O meu parecer é puramente técnico.
    
   Primeiramente, posso falar que a missão foi extremamente organizada e produtiva, o qual destaca-se a competência dos organizadores. Tivemos acesso a pessoas de alto gabarito técnico (Professores conceituados da Colorado School of Mines e Worcester Polithecnique Institute) e político para intervir na possibilidade da criação do Parque Tecnológico.
    
  Tivemos nos dois primeiros dias, no estado de Colorado, reuniões com professores da Colorado School of Mines. Esta universidade é reconhecida no meio como referência internacional e seu nome, por si, atrai credibilidade para o projeto da CITAT. Estabeleceu-se acordos de colaboração tecnológica.
    
   Posteriormente, no estado de Massachusetts, fomos recebidos no Escritório Internacional de Investimento do Estado de Massachusetts, o qual foi proferida a intenção de investimento no Estado de Minas assim como na Cidade de Araxá.
    
   Posteriormente, reunimos com vários representantes de empresas de grande nome, com interesse de investir na cidade e também em reunião no MIT- Massachusetts Institute Technology, com empresas com tecnologia limpa na separação de metais. Em outro dia, reunimos com uma empresa do setor de desenvolvimento de patentes e tecnologia, que tivemos literalmente uma valiosa consultoria de alto nível, sem custo. No mais, passei uma semana de trabalho intenso e produtivo, ao meu ver. 
    
   Quanto ao Parque Tecnológico, acredito que para a cidade, é um consenso sua importância na geração de renda, atrativos para empresas e por consequência, empregos. Porém, para se tornar atrativa a ideia de investir na cidade, primeiro, as parcerias precisam ser estabelecidas. O estabelecimento destas parcerias passa por um momento de investimento no que tange à procura de investidores de peso. Não podemos ofuscar um trabalho bem feito pela simples necessidade de se fazer oposição.
    
Atenciosamente,
Prof. Dr. Patterson Patricio de Souza
Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia