Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Inverno será marcado por contrastes em Minas Gerais
19/06/2012, às 08:47:36

 

   O inverno deste ano começa oficialmente às 20h09 da próxima quarta-feira (20/06). A tendência é que ao longo da estação o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial provoque um El Niño de fraca intensidade e curta duração.

   De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, após um início de junho com chuvas acima da média nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Centro, uma nova frente fria causa precipitação no Centro-sul de Minas neste início de inverno. Essa nova massa de ar frio não será muito intensa, o que não resultará um início de inverno com temperaturas muito baixas.

   “A expectativa é de chuvas abaixo da média na maior parte do Estado, com destaque para o Norte e Noroeste, que já sofrem com a seca. Apenas nas regiões mais próximas do litoral, como Sul, Zona da Mata e Leste, é que são esperadas chuvas um pouco mais intensas e frequentes”, explica Arthur Chaves.

   Em relação à temperatura, espera-se um inverno com temperaturas próximas à média no Centro-sul e Leste. Nas regiões Noroeste, Norte e Oeste a previsão é de temperaturas um pouco acima da média, com baixa umidade relativa do ar, chegando a menos de 20% em alguns períodos da estação, principalmente em agosto. Segundo o meteorologista, outra região que pode se destacar pela baixa umidade do ar é o Triângulo Mineiro, enquanto Zona da Mata, Sul e Leste de Minas terão níveis mais confortáveis de umidade devido à proximidade do oceano.

   A Região Metropolitana de Belo Horizonte, por representar uma região de transição climática do Estado, apresentará períodos de baixa umidade relativa do ar em alguns dias do inverno, chegando a 20%, com possibilidade de chuvas esporádicas, seguidos de dias com temperaturas próximas aos 10°C.

   Outro ponto de atenção é a ocorrência de queimadas no final do inverno, devido ao tempo seco característico da estação. Espera-se um aumento do fenômeno devido às temperaturas acima da média nas regiões Norte, Noroeste e Oeste.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia