Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
EDITORIAL - No ponto de partida
22/06/2012, às 07:46:20

 

   No momento, tudo aponta para a consolidação de três candidaturas a prefeito de Araxá, a de Jeová Moreira da Costa (PDT), do deputado federal Aracely de Paula (PR) e do empresário Toninho Barbosão (PT). Se for assim, as composições em torno dos candidatos a vice-prefeito tendem a um equilibrado fechamento para uma disputa que seria imprevisível, dadas as variantes no decorrer da campanha. Mas como em política não convém descartar qualquer possibilidade, até porque é possível fazer consultas para conhecimento interno que direcionam as decisões partidárias para o que realmente deseja o eleitor, tudo ainda pode mudar.   

   Pelo tom de compromisso dos representantes do PT e PSB, é muito difícil que não consolidem a aliança para a composição da chapa majoritária tendo Toninho Barbosão como candidato a prefeito e Waldir Benevides de Ávila a vice, respectivamente. O PSB foi convidado pelo PT para compor a chapa encabeçada por Barbosão com a indicação de Waldir, justamente porque ele traz para o partido a abertura necessária na ampliação do seu eleitorado em Araxá.

   Se Barbosão representa a renovação, Waldir que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito, soma experiência política e relacionamento com um grupo que antes era adversário. Além do mais, o ex-prefeito estava há vinte anos afastado do cenário político, o que lhe poupa muito desgaste. É bem possível que a aceitação de Waldir na chapa tenha tido mais dificuldades junto ao próprio PT, que ainda não se livrou de todo dos resquícios radicalistas e corporativistas de dantes. Mas passado o primeiro impacto, a chapa lançada na segunda-feira, 18, começou a ser assimilada e tem sido bem testada junto à opinião pública, a ponto de fazer os possíveis adversários saírem do famoso comodismo do “já ganhou”.    

   Após tantos entendimentos, inclusive nas esferas estaduais e nacionais, também deve ser formalizada uma coalizão em torno da pré-candidatura a prefeito do deputado federal Aracely de Paula (PR), com o apoio do deputado estadual Bosco (PTdoB) e ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira (PP). Nesse caso, o seu vice pode ser do PP, DEM, PV, PTdo B ou de qualquer outro dos 14 partidos que estão juntos em torno dessa provável candidatura de Aracely. Apesar de reunir três expressivas lideranças da cidade, como se postaram de forma adversária no pleito municipal passado, é muito mais fácil para os políticos passar por cima do que resta desses embates do que para o eleitor. No decorrer da campanha, vão ter que mostrar com toda a força que realmente estão juntos e a aliança é em torno dos interesses da cidade. Outra participação na coalizão que tem sido questionada é a de deputados federais que, recentemente, levaram muitos votos da cidade e, por conse-quência, dificultaram a reeleição de Aracely. Por outro lado, ele conta com o apoio do senador tucano Aécio Neves que já costura politicamente uma candidatura a presidente do país em 2014.   

   O prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) também deve se confirmar como candidato à reeleição, junto com alguns dos partidos que estiveram com ele em 2008. O que é natural para qualquer gestor bem avaliado junto à opinião popular, apesar da ferrenha oposição que enfrenta desde o início do seu atual mandato. Nesse caso, o PMDB que é o partido do vice-prefeito Miguel Jr. deve decidir no voto durante a sua convenção partidária se o apoiará ou estará junto à coalizão formada pelo PR. É possível que a maioria do PMDB queira continuar na situação, mesmo com a falta de sintonia entre o prefeito e o vice. O fechamento partidário que começa a acontecer em torno da reeleição de Jeová leva à indefinição do seu candidato a vice-prefeito diante das possibilidades em aberto. Existe inclusive a possibilidade do seu vice ser do PSDB, depois que o grupo político que orbita em torno do governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) decidiu não interferir no processo onde a sua ampla base aliada tem mais de um candidato a prefeito.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia