Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Jeová e Edna são candidatos a prefeito e vice pela coligação PDT/PSDB/PTB/PSOL/PSDC/PRTB/PSC
02/07/2012, às 12:37:51

 

   O prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) concorre à reeleição com a vereadora Edna Castro (PSDB) como candidata a vice-prefeita, numa coligação majoritária e proporcional que conta com mais cinco partidos, PTB/PSOL/PSDC/PRTB/PSC. O consenso antecipado entre os sete partidos da coligação permitiu a realização das convenções partidárias de forma tranquila, com exceção do PSDB que foi questionado quanto à candidatura de Marco Antônio Rios (PSDB) a vereador, que foi mantida apesar da sua postura política contrária à chapa majoritária.

   A convenção do PSDB aconteceu na quinta-feira, 28, às 18h, no Salão Ivan Costa, na Acia, com a presença de cerca de cinquenta pessoas, dentre filiados, convidados e imprensa. Na mesa diretora, estavam o tucano João Jacques Afonso de Castro que fez um histórico sobre a participação do PSDB nas últimas eleições municipais, mostrando que o partido no município já esteve junto com Jeová em outras disputas. Marco Antônio fez a leitura do edital de convocação da convenção partidária, mas não usou a palavra antes da votação e nem mesmo concedeu entrevistas à imprensa sobre a decisão de ser candidato a vereador pela coligação.

   “Essa coligação foi tão tranquila, espontânea e tão sem armação, tão sem perturbação que aconteceu naturalmente”, afirma Edna. Ela explica que quando começou a trabalhar o resgate do PSDB em Araxá deixou claro para todos os filiados que nenhuma providência seria tomada no partido sem a participação de todos eles. “Eu acho que foi isso que deu essa segurança pra gente, porque a partir desse momento foi criando uma confiança, um elo de ligação muito grande, não só partidária, como afetiva também”, completa.

   Edna diz que, a partir do trabalho interno, o PSDB aguardou as conversas partidárias, deixando em aberto a sua participação, mas foi procurado apenas pelo PDT. “Era da vontade da maioria dos filiados que frequentavam a nossa reunião de estar conduzindo mesmo para ser essa coligação, entre PDT e PSDB. Então, foi assim muito normal e natural. Graças a Deus, eu acho que as orações valeram e o empenho de todo mundo. Agradeço demais todas as pessoas que participaram, trabalharam, deram a sua contribuição para que tudo pudesse transcorrer nesta paz toda que foi esse momento agora”, disse Edna após a convenção do PSDB.

   Segundo ela, a campanha começa a ser definida a partir de agora. “Nós vamos começar a entrar nessa questão de plano de trabalho, meta de governo, porque até então a gente tava trabalhando uma possível candidatura própria. Mas, infelizmente, essa questão de candidatura própria envolve muitas questões, principalmente a financeira. A gente ainda não estava preparado pra isso, o partido renasceu agora”, diz.  

Questionamento
   A filiada Maria Regina Silva questionou a forma de votação no decorrer da convenção do PSDB, ou seja, a cédula com apenas sim ou não às chapas majoritária e proporcional formadas pela coligação entre os sete partidos. Segundo ela, dessa forma, a candidatura de Marco Antônio a vereador não estaria assegurada, porque ele não tinha a maioria dos votos na convenção. Apesar do receio da secretária do vereador, o nome dele constou como candidato a vereador pela coligação, embora a sua postura de oposição ao atual governo municipal que agora disputa mais uma gestão pela sua coligação.   

PDT
   “O nosso primeiro compromisso é com Araxá. Uma vez que nós entendemos que é compromisso de toda a comunidade buscar a construção de uma cidade que venha a ter uma eleição democrática, aonde que os partidos escolhem os seus agentes políticos. E aqui hoje, com a escolha do PSDB, colocando a vereadora Edna na nossa chapa majoritária, nos enriquece muito, uma vez que nós temos o mesmo propósito que é lutar pela cidade”, disse Jeová que esteve presente na convenção do PSDB. Segundo ele, outro propósito dessa coligação é a estabilidade econômica do município.

   Da Acia, Jeová seguiu para a Ampla, onde já acontecia a convenção partidária do PDT que foi marcada para o mesmo dia e horário da do PSDB. Segundo ele, a Edna tem sido uma vereadora presente durante o seu governo, ajudando na Câmara Municipal sempre que possível. “Uma vez que a gente sente a necessidade de caminharmos dando avanço nesses projetos de construção de pessoas, de fortalecimento de famílias, que nós iniciamos em 2009. E a vereadora Edna sempre foi àquela pessoa presente e que teve nos ajudando na Câmara de Vereadores e agora o destino nos colocou juntos, para colocar à comunidade a nossa proposta de governo de 2013 a 2016”, afirma.

   O auditório da Ampla ficou lotado para a realização da convenção do PDT que contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho como representante do diretório estadual e que há trinta anos é filiado ao partido. Para Jeová, linha da campanha será a continuidade do trabalho iniciado por ele em 2009. “Que é a construção de pessoas, crescimento junto, respeitar a dignidade de cada cidadão ter a sua liberdade e buscar o sustento de sua casa através de um trabalho digno e de um apoio do poder público. Uma vez que nós estamos buscando um governo que venha atender as necessidades das famílias e, principalmente, das mais carentes.”

   Segundo ele, Araxá tem bons candidatos a vereador, independentemente dos partidos. “A comunidade vai poder escolher aquele candidato que entender que é melhor para o progresso e desenvolvimento da cidade e região.”


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia