Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Araxá recebe mostra artística do Tim Arteeducação
02/07/2012, às 15:52:29

 

   O que é a beleza? Essa pergunta pode gerar diferentes respostas, ainda mais se os interrogados forem crianças, jovens e adultos. Foi pensando nisso que o TIM ArtEducAção de Araxá, escolheu o tema da Mostra Artística deste ano, que será realizada no dia 10 de julho, às 19h30, no Espaço do Centro Cultural do SESC, na Pousada Araxá. O espetáculo, que é gratuito, é um musical baseado em uma pesquisa de opinião com 200 respostas sobre o significado da beleza.

   Juntos, música, dança, circo, artes plásticas e artes digitais prometem provocar reflexões no público sobre a busca pelo verdadeiro sentido da beleza. A resposta, filosófica e profunda, vai gerar questionamentos sobre a valorização da simplicidade e das pequenas coisas da vida. A diretora artística do espetáculo, Wanilza Vieira, e idealizadora da pesquisa, explica o tema da mostra. “A beleza é muito abstrata, emocional e espiritual. Na pesquisa, percebemos que não existe beleza na solidão, que o significado dela sempre inclui mais de uma pessoa. A apresentação vai ser um convite para uma viagem interior, onde a experiência de cada um vai dar dimensão aos estados da beleza”.

   Durante o ano, para o sucesso das Mostras Artísticas, o TIM ArtEducAção realizou a série “Diálogos” nas 12 cidades que recebem o Programa. Nas oportunidades, Marcelo Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, se reuniu com os arte-educadores para acertar os últimos detalhes de cada espetáculo. Para Marcelo, “os roteiros foram muito bem apresentados e a cada ano os trabalhos amadurecem. Os diálogos foram enriquecedores e os espetáculos vão encantar as plateias. Os pais e alunos vão ficar orgulhosos e juntos, eles vão vivenciar o poder transformador da arte”, diz.

   Na Mostra Artística de Araxá, a inovação vai surpreender. O recurso da percussão corporal vai fazer com que a dança e o circo expressem harmoniosamente os ritmos da música, afinal o corpo é um dos símbolos da beleza.  A arte digital vai utilizar a tecnologia para a formação do cenário que também será composto pelo resultado do trabalho das oficinas de artes plásticas, responsável pela elaboração dos figurinos.

   Wanilza acredita que as crianças e adolescentes estão bastante interessados pelo tema. “Os alunos perceberam que suas opiniões sobre a beleza foram importantes para a construção do espetáculo e estão se dedicando muito para o sucesso da Mostra”, afirma.

   Ana Vitória Borges, aluna da oficina de teatro, vai participar pela terceira vez da Mostra Artística. Um texto sobre a beleza, que ela mesma escreveu, vai ser lido no final da apresentação. A adolescente de 14 anos conta sobre a sua expectativa. “Gosto muito de participar das Mostras Artísticas e fico feliz em fazer parte de um espetáculo que contagia o público. O tema é emocionante e foi legal saber que a nossa opinião foi importante para o roteiro da apresentação”, revela.

   A expectativa de Dilse Carneiro, articuladora do TIM ArtEducAção na cidade, para a Mostra Artística é a melhor possível. “Fico orgulhosa ao ver os pequeninos protagonistas no palco. O trabalho de cada arte-educador deve ser aplaudido, pois eles prepararam muito bem os alunos. Em um mundo cheio de ilusões, acredito que a verdadeira beleza se mostra nas respostas de nossas crianças”, ressalta.

   Para a secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Oliveira, “A Mostra Artística do TIM ArtEducAção valoriza o poder transformador da arte sobre as crianças e adolescentes, fazendo com que eles se tornem protagonistas e se sintam valorizados diante da admiração da plateia”.

 TIM ArtEducAção
   Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

   Em Araxá, cerca de 220 alunos de quatro escolas da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de arte digital, circo, teatro, dança e música. Tudo isso é possível através de parcerias com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Dança Kathak, Bit Company e Escola de Múscia Maestro Elias Porfírio de Azevedo.  

SERVIÇO
Mostra Artística TIM ArtEducAção em Araxá
Data: 10 de julho, às 19h30
Local: Espaço do Centro Cultural do SESC – Pousada Araxá (Rua Dr. Edmar Cunha, 150 –  Santa Therezinha)
Entrada franca, sujeita à lotação do teatro

 



 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia