Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
8º Encontro de Orquestras de Viola é sucesso em Araxá
04/07/2012, às 13:52:14

 

   Emoção traduzida em modas de viola, esta foi a sensação que o público araxaense sentiu na noite do sábado, 30, no Centro Cultural do Sesc Minas, no Alto Paranaíba. Cerca de 1.500 pessoas participaram do 8º Encontro de Orquestras de Violas, que reuniu aproximadamente 85 violeiros de Minas e São Paulo.  Para participar, o público doou um litro de óleo de cozinha, que foi desatinado ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas – Alimentação e Cidadania.

   A novidade desta edição foi a redução do número de orquestras nas apresentações. “Neste ano, aprimoramos toda a estrutura do encontro incluindo a redução do número de orquestras nas apresentações. Passamos de 12 para cinco grupos, a fim de proporcionar ao público, maior tempo de concerto e uma melhor logística para a realização do evento”, explica o Diretor Regional Adjunto do Sesc Minas, Luciano de Assis Fagundes. “A escolha das orquestras foi totalmente democrática. Os grupos foram selecionados através de sorteio, gravado em vídeo, com a autorização dos músicos. Sendo assim, os grupos que não foram agraciados nesta edição terão a preferência das apresentações em 2013, garantindo a participação de todos”, conclui.

   Ousadia e bom gosto marcaram a noite. Nos repertórios apresentados estavam músicas como: “Estou apaixonado”, “Rancho dos Ipês”, “Violeiro da Saudade”, “Boiadeiro Errante” e “A viola e a Saudade”. “Este Encontro, realmente, marca espaço em Araxá. O Sesc Minas está de parabéns pelo sucesso deste evento, que se tornou tradicional, não só na cidade, mas também na região”, afirma o presidente do Sindicomércio Araxá, Emílio Ludovico Neumann.

   O público também prestigiou a apresentação do violeiro Fernando Sodré, que cantou e tocou clássicos da moda de viola e da música brasileira. De acordo com o aposentado, Antônio Firmino Silva, a apresentação proporcionou um momento de reviver o passado. “Fernando Sodré é um violeiro que nos faz voltar à nossa infância. Ele é capaz de fazer o instrumento falar em suas mãos. É um momento de recordar as melhores épocas da minha vida”, afirma.

   O violeiro mirim, Lucas Martins, também emocionou o público. Aos dez anos e com apenas dois meses de aprendizado de viola, fez uma apresentação de viola clássica e caipira. “A cultura faz parte da missão do Sesc Minas, investir na área musical, faz parte dos nossos projetos. No caso específico de apoiarmos eventos de viola caipira, nossa intenção é disseminar esta cultura e também despertar nos jovens a vontade de perpetuarem esta tradição”, afirma Luciano de Assis Fagundes.

   Ao final das apresentações, uma surpresa. O público se emocionou com a música “Chico Mineiro”, interpretada simultaneamente pelos 85 violeiros. “A noite não poderia terminar diferente. Fica o gostinho de quero mais. Já estou ansiosa pela chegada da 9ª edição”, conclui a dona de casa Maria das Dores.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia