Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Sonora Brasil percorre cidades de Minas Gerais
19/07/2012, às 08:24:43

 

   O Sonora Brasil, projeto do Departamento Nacional do Sesc, chega em Minas Gerais, com apresentações musicais norteadas pelo tema “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”. Em 2012, o projeto comemora 15 anos e, com a realização do Sesc Minas, se apresenta nas cidades de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia e Araxá. A estreia do projeto no estado acontece em 25 de julho, às 20h30, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, no Sesc Palladium, com  a apresentação da Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo).

   Além da banda de Congo, a programação contará com os grupos ‘Quarteto Colonial’ (Rio de Janeiro), ‘Caixeiras do Divino’ (Maranhão) e ‘Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança’ (Pará). A programação é gratuita, mediante a retirada de ingresso nos espaços de apresentação, exceto para as apresentações na Igreja do Rosário, em Uberlândia.

   ‘Sagrados Mistérios: vozes do Brasil’ apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino, da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança e da Banda de Congo Panela de Barro. Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial apresenta composições de mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

   O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre as apresentações musicais de caráter não-comercial, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes, com apresentações exclusivamente acústicas. A ação possibilita às plateias o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

   Em 2012, o Sonora Brasil realizará 430 concertos por todo Brasil, em 117 cidades, a maioria delas distantes dos grandes centros urbanos. Neste ano, o Sesc Minas receberá o circuito nacional com 16 apresentações, em quatro cidades, nos meses de julho, agosto, outubro e novembro.

PROGRAMAÇÃO


Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo)
- 25/07 (quarta-feira) às 20h30: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, Sesc Palladium, BH;
- 27/07 (sexta-feira) às 20h: Salão Dona Beja, Sesc Araxá, Rua Dr. Edmar Cunha, 150.
- 28/07 (sábado) às 19h: Teatro Sesc Uberaba, Unidade III.
- 29/07 (domingo) às 18h: Igreja do Rosário, Praça Rui Barbosa, Uberlândia.
   Principal manifestação oral capixaba, o congo é entoado para São Benedito e, em alguns locais, São Sebastião. O ritmo tradicional é registrado desde o século XIX e apesar de ter características próprias de cada local, está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral do Espírito Santo, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que estendia uma imagem de São Benedito.
   Ficha Técnica: Integrantes: Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira, Maria Conceição, Mestre Valdemiro Sales e Marcos Pereira. Instrumentos: Caixa, casaca, cuíca. Ritmo: Congo.

Quarteto Colonial (Rio de Janeiro)
- 18/08 (sábado) às 18h: Igreja do Rosário, Praça Rui Barbosa, Uberlândia.
- 19/08 (domingo) às 19h: Teatro Sesc Uberaba – Unidade III.
- 20/08 (segunda-feira) às 20h: Salão Dona Beja, Sesc Araxá, Rua Dr. Edmar Cunha, 150.
- 22/08 (quarta-feira) às 20h30: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, Sesc Palladium, BH.
   Coros e solistas proferem a música sacra desde a Idade Média. A tradição não remete apenas ao judaísmo ou ao cristianismo, mas também a outras religiões ocidentais. O canto gregoriano, por exemplo, é uma das expressões mais antigas nas missas e atos litúrgicos. No Sonora Brasil ele é representado pelo grupo Quarteto Colonial, que compõe música sacra de concerto a partir da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830).
   Ficha Técnica: Integrantes: Doriana Mendes, Daniela Mesquita, Geilson Santos e Luiz Kleber Queiroz. Representações: Salmos, motetes, missas e réquiens.

Caixeiras do Divino (Maranhão)
- 25/10 (quinta-feira) às 20h: Salão Dona Beja, Sesc Araxá, Rua Dr. Edmar Cunha, 150.
- 26/10 (sexta-feira) às 19h: Teatro Sesc Uberaba, Unidade III.
- 27/10 (sábado) às 18h: Igreja do Rosário, Praça Rui Barbosa, Uberlândia.
- 29/10 (segunda-feira) às 20h30: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, Sesc Palladium, BH.
   Importantes elementos da festa do Divino Espírito Santo, no Maranhão, as senhoras devotas tocam caixas e acompanham todas as etapas da cerimônia, que pode durar até 15 dias. A festa do Divino acontece em todo Maranhão e celebra as religiões afro-brasileiras.
Ficha Técnica: Integrantes: Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa de Coxo. Instrumentos: Caixas.

Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (Pará)
- 25/11 (domingo) às 20h: Salão Dona Beja, Sesc Araxá, Rua Dr. Edmar Cunha, 150.
- 26/11 (segunda-feira) às 15h: Teatro Sesc Uberaba, Unidade III.
- 27/11 (terça-feira) às 20h: Igreja do Rosário, Praça Rui Barbosa, Uberlândia.
- 28/11 (quarta-feira) às 20h30: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, Sesc Palladium, BH.
   Para celebrar São Benedito, comitivas formadas por foliões saem às ruas rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros – do Pará até o Maranhão. Durante a manifestação cultural denominada Marujada de Bragança, o grupo usa a música e a dança para louvar o Santo.
   Ficha técnica: Integrantes: Mestre Zito, Nazareno Nascimento, Júnior Soares, Rafael Almeida, Waldir Santos, Zezinho Brito. Instrumentos: Tambor, pandeiro, reco-reco e onça (cuíca grave). Ritmo: roda, retumbão, chorado (afro-brasileiro), mazurca, xote e contradança (europeu).

SERVIÇO
Evento: Sonora Brasil “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”
Data: 25/07/12 a 28/11/12
Local: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, Igreja do Rosário/Uberlândia, Sesc Araxá e Teatro do Sesc Uberaba.
Ingresso: Entrada Gratuita (sujeita à lotação)



Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia