Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
EDITORIAL - Ver pra crer
20/07/2012, às 08:16:55

 

   Com a retirada dos tapumes da av. Antônio Carlos, que por um bom tempo dividiu o Centro da cidade e impactou a paisagem urbana negativamente, a opinião da população em relação às obras de requalificação feitas na região mudou da água para o vinho, como diz o ditado. Mesmo com as obras ainda em fase de acabamento e tendo sido extrapolados todos os prazos marcados para que estivessem prontas, já é muito grande a satisfação popular quanto às mudanças previstas.

   Talvez seja porque finalmente é possível ao cidadão ver e entender o que está sendo feito na região central de Araxá. As mudanças foram profundas como era necessário e, mesmo sem estar finalizadas, já dão outros ares a Araxá. Em meio ao canteiro de obras, a população caminha onde já está pronto para admirar a nova paisagem que ainda se descortina. A pintura e colocação das sinalizações vertical e horizontal, dos equipamentos urbanos como os bancos e, principalmente a retirada dos postes de energia, vão completar a execução do projeto.

   O tratamento privilegiado ao pedestre e ao meio ambiente proporcionado pelo projeto do arquiteto e urbanista Gustavo Penna, é o constatado em países mais desenvolvidos que já encontraram soluções para os problemas que ainda temos em relação à vida moderna, na verdade, pós-moderna. A começar pela substituição de boa parte do asfalto e concreto pela grama, permitindo a permeabilização do solo, uma medida fundamental, não só para a melhoria do clima, o que já é sentido naquela região central, como também para impedir que a enxurrada se forme.        

   Os paus-mulatos que ainda provocam polêmica graças a uns poucos insatisfeitos pela sua escolha como árvore símbolo da cidade, vão crescer e ficar tão bonitos ou mais que os da av. Imbiara. Apesar das críticas que são muito mais de cunho político, essas árvores têm sim proporcionado uma boa sombra que alcança os passeios da av. Imbiara, principalmente para quem faz caminhada na passarela central. Também já é possível entender como esse projeto de urbanização que inclusive engloba a implantação do calçadão na rua Presidente Olegário Maciel será estendido da av. Antônio Carlos até a av. Senador Montandon, em todas as vias confluentes.

   Quanto à Igreja Matriz de São Domingos, é inquestionável como “respirou” melhor com as mudanças que, além de contemplarem a beleza do patrimônio histórico, proporcionaram um novo espaço para os eventos da paróquia. Dali da igreja, o projeto urbanístico proposto para a cidade se estende para a praça Dom Bosco, Estádio Municipal Fausto Alvim até a rotatória do Barreiro, dentro dos circuitos turísticos já apresentados pelo arquiteto e urbanista Jorge Whilmein, que foi contratado pelo Sebrae MG para desenvolver o projeto Turismo de Bem Estar em Araxá.

   Assim como, do teatro municipal, a urbanização segue pelas ruas Alexandre Gondim e Padre Anchieta até o Parque do Cristo, que será transformado em parque ecológico. Uma espécie de jardim botânico, com casa de chá e outras estruturas, inclusive a sede da Casa do Pequeno Jardineiro.

   A grande novidade da semana é a abertura do teatro municipal com a realização do Cine Araxá Festival, de 10 a 16 de setembro próximo. O evento nacional atrairá artistas e profissionais da área de todo o país, mas também abre espaço para os de Araxá, onde tem como objetivo formar principalmente plateia. O teatro municipal traz um grande ganho cultural, porque é a estrutura que faltava na cidade não só para o incremento das artes cênicas, como também da dança, música, artes plásticas. Essa cultura pulsante que precisa ser catalisada pelo poder público e tornar-se pujante como merece a população. O novo espaço deve ser continuamente utilizado conforme anunciou a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), com aulas de teatro, dança e música, além de exposições.

   Tudo isso, voltado para a comunidade e o turista, bem no coração da cidade.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia